Projetos da São Lucas fazem mais de 8 mil procedimentos
Os Projetos São Lucas Solidário e São Lucas em Ação, incluindo o trabalho realizado na Ação Global, totalizaram, neste primeiro semestre de 2013, 8.316 procedimentos em benefício de comunidades carentes em bairros localizados na região periférica de Porto Velho. Coordenados pelo Departamento de Extensão da Faculdade São Lucas, os projetos de responsabilidade social desenvolvidos pela Instituição envolvem professores, acadêmicos e colaboradores em ações nas áreas de educação, saúde e cidadania voltadas às pessoas residentes em bairros carentes desse tipo de atendimento.
Os projetos procuram suprir uma carência ainda existente nessas áreas, através de consultas médicas, avaliações e orientações odontológicas, fisioterápicas, fonoaudiológicas e nutricionais, além de coletas de material para exames laboratoriais e aferição de pressão arterial, de glicemia e de colesterol, bem como orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids, planejamento familiar e orçamento doméstico. Neste primeiro semestre, as ações de responsabilidade social envolveram 621 acadêmicos dos cursos de graduação mantidos pela faculdade, que têm a oportunidade de vivenciar uma realidade totalmente diferente da que estão acostumados, possibilitando novos conhecimentos e crescimento como cidadãos.
Os projetos sociais desenvolvidos pela Faculdade São Lucas visam auxiliar os órgãos públicos do estado na prestação do primeiro atendimento e na busca de ações que solidifiquem a dignidade e a saúde social. O Projeto São Lucas Solidário, por exemplo, busca a propagação dos direitos à educação, à saúde e à dignidade. Já o projeto São Lucas em Ação visa promover atividades de promoção de saúde/cidadania e propiciar assistência básica em saúde em escolas ou associações de bairro do município de Porto Velho, procurando oferecer acesso à saúde e à dignidade social através do espírito solidário dos profissionais.