Projeto Saúde na Escola realizou mais de mil atendimentos em crianças e adolescentes no ano de 2017
Nos meses de setembro a dezembro do ano de 2017 o Centro Universitário São Lucas desenvolveu o Projeto Saúde na Escola (PSE), que visa o desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e jovens, garantindo a elevação do padrão de aprendizagem e posterior qualificação profissional dos escolares.
O PSE ofereceu atendimento de triagens auditivas e oftalmológicas, assim como avaliações oftalmológicas completas e doações de óculos para correções ópticas quando necessário em cinco escolas estaduais da cidade de Porto Velho.
A acadêmica do 2º semestre de medicina do UniSL Poliana Gurgel participou da equipe que compôs o projeto e contou como foi a experiência no PSE. "Sem dúvida é um momento muito importante na formação acadêmica, pois com esse projeto estimula a aprendizagem com trocas de experiências com colegas de outros períodos e também pelo fato de poder fazer a diferença na comunidade cuidado da saúde das crianças em fase escolar. Tive a oportunidade de visitar duas escolas do projeto e quando encontrávamos qualquer alteração encaminhávamos pra a clínica o que reforça realmente o fato de que aquelas crianças foram beneficiadas com o melhor tratamento/intervenção que necessitavam”.
A aluna destaca ainda suas impressões sobre a importância desse projeto para o conhecimento dos acadêmicos e a sociedade. “Certamente trás muita satisfação como acadêmica do primeiro semestre de medicina poder começar a graduação participando de atividades práticas que contribuem com a elevação do padrão de aprendizagem para toda a sociedade.”
Outra acadêmica que também compôs a equipe dos atendimentos nas escolas foi Rita Lilian Fujita do 8º período do curso de Biomedicina, ela contou sobre a participação dela no Projeto Saúde na Escola (PSE). “Vivenciamos varias situações da realidade de nossos estudantes (crianças e adolescentes) da rede pública de ensino, onde realizamos consultas oftalmológicas nas escolas e observamos vários tipos de problemas de visão, que traziam consequências como o déficit de atenção e consequentemente atraso no aprendizado. Essas crianças alcançadas pelo PSE foram triadas e tiveram suas consultas agendadas para uma analise mais especifica e as que necessitavam ganharam óculos gratuitamente”, concluiu a acadêmica de Biomedicina.
O Centro Universitário São Lucas, por meio do Projeto Saúde na Escola, visa contribuir com a elevação do padrão de aprendizagem e posterior qualificação profissional dos escolares matriculados na rede estadual de educação, tornando-os plenos e aptos a compor uma sociedade democrática e cidadã.
Segue abaixo a tabela quantitativa dos atendimentos realizados em 2017:
Escola
Triagens Auditivas
Triagens Oftalmológicas
Consultas Oftalmológicas
Doação de Óculos
Escola Estadual de Ensino Fundamental Tiradentes VII
234
247
27
04
Escola Estadual Lydia Johnson de Macedo
65
74
10
03
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Getúlio Vargas
441
396
63
21
Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Mario Castagna
214
168
29
02
Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças
360
319
58
13
Total
1.314
1.204
187
43