Projeto São Lucas Solidário esteve no bairro Jardim Santana neste sábado
Com atividades nas áreas da saúde, educação e cidadania o Projeto São Lucas Solidário, esteve neste sábado (28), na Associação dos Moradores do Bairro Jardim Santana proporcionando atendimento gratuito à comunidade local.
Coordenado pelo Departamento de Cultura, Extensão e Esporte o Projeto São Lucas Solidário envolve professores e acadêmicos do Centro Universitário São Lucas que leva um pouco do que aprendem no ambiente acadêmico e o que trazem da vida para promover a troca de saberes com a sociedade. É uma oportunidade de vivência das questões que os acadêmicos enfrentarão após graduados e que, provavelmente, não teriam sem o engajamento nestas atividades. Vistos como complementação pedagógica os programas e projetos de extensão contribuem com a formação profissional.
Os moradores foram beneficiados com orientações jurídicas, orientações e emissão de currículo, consultas médicas, avaliação nutricional, procedimentos odontológicos, orientação fonoaudiologicas, avaliação de postura, alongamentos, massoterapia, exames de glicemia e tipagem sanguínea, hemograma, orientação sobre orçamento doméstico, exame ginecológico, aferição de pressão arterial, orientação sobre animais peçonhentos além de corte de cabelo.
Cintia Cristina (36 anos) moradora a 20 anos do bairro Jardim Santana, afirma que os serviços prestados na área da saúde pelo Centro Universitário São Lucas são de grande relevância, pela rapidez e precisão, em comparação ao atendimento oferecido pelo governo. “É muito bom pra gente que trabalha a semana inteira, chegar no fim de semana e ter um evento como esse” afirma.
O aposentado Francisco Caetano Silva (78 anos), compareceu pela primeira vez ao evento, e aprovou os serviços prestados pela IES principalmente pela agilidade no atendimento. Francisco mora no bairro vizinho e afirmou que a vinda ao evento valeu a pena. Ele e sua esposa aproveitaram o dia para fazer um “chekup” e saíram satisfeitos. “Se pudesse dar uma nota? Nota 1000 (mil)”, agradeceu o aposentado.
A moradora do Bairro Jardim Santana, Isabel Ferreira (59), é participante assídua do evento. A dona de casa foi só elogios ao projeto da UniSL, dando destaque ao encaminhamento que recebeu para a clínica odontológica da IES, onde usufruiu de um ótimo atendimento, acentuando elogios aos acadêmicos que na época a receberam e que hoje já se encontram formados. “O São Lucas Solidário é maravilhoso! Não tem como criticar uma coisa dessas, quem faz isso não sabe o que é amor”, ressaltou.
O projeto São Lucas Solidário tem como parceiros a Dydyo Refrigerantes, Sistema Imagem de Comunicação, Rádio 98 FM, SIC TV e Record News que fizeram transmissão de toda a ação solidária.