Projeto Integrador do curso de Biomedicina arrecadou 456 bolsas de sangue para FHEMERON

Os acadêmicos do 4º período do curso de Biomedicina realizaram a Campanha Solidária “Geração Saúde Restaurando Vidas” proposta como desafio na disciplina Projeto Integrador.

 

Objetivo da atividade foi promover a campanha, a fim de aumentar o estoque de bolsas da FHEMERON; Reforçar a importância da doação de sangue e Sensibilizar e incentivar novos doadores.

 

De acordo com a Professora Carola Hurtado, os acadêmicos tiveram uma capacitação com todas as informações necessárias para elaboração do projeto e uma oportunidade de sanar dúvidas a respeito do processo de doação de sangue. “A aplicação da campanha foi importante para a conscientização dos cidadãos e principalmente dos alunos, para que os mesmos pudessem identificar a necessidade  a importância das doações de sangue, preparando estes profissionais para um mercado de trabalho mais conscientes”, disse.

 

Foram arrecadadas 456 bolsas de sangue doadas por 576 candidatos doadores, desses total 79,16% conseguiram se tornar um doador voluntário.

 

Sharmiany Amaral, acadêmica do 4º período de Biomedicina salientou que a proposta inicial era desenvolver uma campanha para aumentar o estoque de bolsas de sangue da Fhemeron. “O Projeto Integrador sempre está relacionado com as disciplinas que estamos estudando, e no quarto período temos “banco de sangue”, por isso o projeto foi desenvolvido em torno desse tema. A intenção, além de conseguir bolsas de sangue, foi de aumentar o conhecimento sobre a doação. A campanha ganhou uma proporção muito diferente, conseguimos mobilizar muitas pessoas, alcançando um público maior”, afirmou.

 

Amanda Garcia, também acadêmica de biomedicina explicou a importância do Projeto integrador. “Primeiramente tivemos uma capacitação com a professora Carola Hurtado em que foram expostos os mitos e doenças que impedem a doação. As pessoas fazem muitas perguntas no ato da abordagem, por isso, pesquisamos muito para que pudéssemos passar uma credibilidade, as deixando mais confortáveis e confiantes. Foi muito gratificante para minha vida acadêmica e pessoal, pois eu tinha muito preconceito também, pois não entendia o processo de doação, por conta dos mitos. Por isso, essa disciplina e o Projeto Integrador vieram ajudar e acrescentar a mim e a todos os alunos da turma”.

 

Mensagem da turma:

‘ Não sei seu nome, sua cor, a cor dos seus olhos, como é a sua voz nem seu sorriso. Não sei de onde moras, o que fazes, do que gostas, não sei se está triste ou se sorri. O que sei é que seu sangue circula dentro de mim. O teu sangue me dá vida hoje e a cada doação que você faz existem centenas de pessoas que como eu, vivem do gesto de amor de alguém.’