Projeto Doutores do Riso seleciona acadêmicos de medicina
O Projeto Doutores do Riso está com inscrições abertas no Departamento de Extensão e Cultura (DEC) da Faculdade São Lucas para o processo de seleção de acadêmicos do curso de medicina interessados em fazer parte do grupo que desenvolverá atividades em benefício de pacientes adultos e infantis em hospitais da cidade. A meta é sensibilizar os acadêmicos para o fato de que a humanização se aprende na prática. A seleção será feita com base em dois aspectos: entrevista e convivência.
Idealizado por Caio Felipe Camilo Ibiapino e Fernanda Correia Pereira de Sá Castro, o Projeto Doutores do Riso pretende apresentar as propostas contidas no plano de atuação da Liga de Humanização, destacando os seus objetivos e suas formas de participação. Os acadêmicos selecionados participarão de uma orientação artística para o desenvolvimento das atividades da Liga de Humanização. O Projeto é inspirado na organização Doutores da Alegria do terceiro setor, que desde os anos 1990 leva o trabalho de atores profissionais para dentro de hospitais. Assim, a Liga de Humanização pretende gerar risos, sorrisos e saúde.
A iniciativa leva em consideração que mais que uma terapia empírica, a prática do riso e da gargalhada melhora o humor, reforça a imunidade, relaxa a tensão muscular e diminui o estresse, ansiedade e dor, devido a liberação de neurotransmissores relacionados, por envolvimento do sistema límbico. “Não consiste em uma terapia alternativa porque o lúdico é usado na complementação do tratamento hospitalar”, diz Caio Felipe Camilo, acrescentando que, além de proporcionar percepções práticas que possam contribuir para a compreensão da necessidade de humanização da saúde, o Projeto Doutores do Riso tem como foco a formação acadêmica pela integração entre os estudantes de medicina.