Projeto da São Lucas beneficia famílias atingidas pela enchente

Sensível aos problemas enfrentados pelos milhares de famílias atingidas pela cheia recorde do Rio Madeira, neste início de 2014, a Faculdade São Lucas continua mobilizada no sentido de contribuir para minimizar essa situação de sofrimento e de angústia, principalmente porque são famílias que ficaram sem moradia por conta da enchente. A Campanha SOS Rio Madeira arrecadou alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, material de limpeza e de higiene pessoal, além de calçados e colchões.

Agora, através do Núcleo de Educação Socioambiental (Sala Verde), vinculado ao Departamento de Extensão, a Faculdade São Lucas colocou em prática o Projeto de Educação Ambiental em prol das famílias abrigadas momentaneamente em escolas públicas com palestras educativas sobre Resíduos Sólidos, oficinas de educação ambiental e reutilização de materiais recicláveis, orientação quanto aos cuidados com a higiene pessoal e dos alimentos, e sobre saúde e saneamento básico. As atividades foram direcionadas para famílias alojadas no Centro Salesiano do Menor (Areal) e na Escola Franklin Roosevelt (Triângulo).

De acordo com a professora Maricélia Cantanhede, coordenadora do projeto, o fato de a enchente ter inundado ruas e avenidas da cidade contribuiu para que o lixo fosse jogado indevidamente pela população, aumentando o índice de doenças causadas por contaminação. O trabalho foi realizado por alunos do curso de Ciências Biológicas, envolvendo adultos e crianças, preparando-os principalmente para o período de recuo das águas e o consequente retorno às suas casas. A enchente do Rio Madeira inundou praticamente todos os distritos localizados ao longo do Rio Madeira, cujos imóveis ficaram submersos e as famílias foram obrigadas a abandonar suas casas. O projeto da Faculdade São Lucas promove a educação ambiental e alerta sobre procedimentos que devem ser feitos quando do retorno às casas.