Projeto Cuca Legal promove I Seminário de Saúde Mental

Em alusão ao dia Internacional da prevenção ao suicídio, 10 de setembro, a Faculdade São Lucas por meio do Projeto Cuca Legal, promoveu na quarta-feira (09), o I Seminário voltado para a saúde mental com a participação de acadêmicos e professores dos cursos de enfermagem, medicina e psicologia, além de profissionais da área.

De acordo com o professor mestrando em saúde coletiva, Helton Camilo, setembro é considerado o mês amarelo em referência ao alerta para a conscientização e prevenção ao suicídio. “O nosso projeto surgiu para humanizar a saúde mental em Rondônia e fazer uma ligação entre o paciente e o profissional”, ressaltou o professor supervisor do projeto.

A proposta é ajudar desenvolver atividades de educação e saúde visando à promoção e prevenção da saúde mental individual ou coletiva. Para tanto, quatro palestras com profissionais da área foram preparadas com os temas: “Evolução e os cuidados da saúde mental”; “Suicídio, avaliação e manejo”; “Emergências Psiquiátricas” e “Rede de apoio e prevenção ao suicídio” para explicar aos participantes as técnicas e cuidados necessários para trabalhar com esses pacientes.

O Brasil ocupa o 8º lugar no índice de suicídio no mundo, aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), que chama a atenção de governos para o que considera “um grande problema de saúde pública” que não é tratado e prevenido de maneira eficaz. O levantamento diz ainda que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e apenas 28 países do mundo possuem planos estratégicos de prevenção.

Na Região Norte é registrado de quatro a seis tentativas para casa 100 mil habitantes.