Projeto Cuca Legal de enfermagem desenvolve ação na clínica psiquiátrica do Hospital de Base de Porto Velho
Seis acadêmicos de enfermagem da Faculdade São Lucas e membros do projeto Cuca Legal, realizaram na última sexta-feira (6), uma ação de saúde visando a Promoção e Prevenção da Saúde Mental em todos os ciclos de vida na Ala Psiquiátrica do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do mesmo hospital das 9h até às 11h.
O objetivo da ação foi promover a Saúde Mental e valorizar o paciente enquanto ser subjetivo que vivência o sofrimento. Na recepção do hospital os alunos de enfermagem fizeram o acolhimento dos usuários e profissionais com apresentação musical, e encenação teatral da peça: Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio.
Na Psiquiatra do Hospital de Base, foi realizado acolhimento dos pacientes com a Dancaterapia, Cantigas de Roda, Encenação com Personagens do Chaves e Arteterapia (pintura e colagem).
As atividades foram conduzidas e supervisionadas pelo Professor Enfermeiro. Esp. Helton Camilo Teixeira que destacou a importância da atividade. “Esse projeto é importante para a construção do conhecimento, a quebra dos paradigmas e preconceitos em relação ao Portador de Transtorno Mental, devemos começar dentro da Graduação, a formação de futuros enfermeiros comprometidos com a Saúde Mental, saindo desse cuidado centrado na "doença" e construindo um novo modelo de cuidado, o cuidado Psicossocial, mobilizando toda a sociedade e profissionais da saúde, para a valorização desses indivíduos.”, afirmou o professor.
A estudante do 2º período de Enfermagem e Membro do Projeto Cuca Legal, Letícia Maciel Viamonte considerou a ação ótima. “A maioria dos pacientes participaram das atividades. Foi bem produtivo, principalmente a parte da colagem e da dança", apontou a estudante.
Felipe Saldanha, estudantes do 6º período de Enfermagem Integral da Faculdade São Lucas, também fez questão de salientar a participação dele no projeto. "Achei excelente, pois levamos uma atividade interativa e podemos ver que a maioria participou. Essa participação é importante, pois muda a rotina dessas pessoas.",frisou.
O projeto foi idealizado pela necessidade dos acadêmicos de enfermagem estar atuantes e inseridos socialmente na realidade da assistência em saúde mental no Município de Porto Velho, bem como colaborar na construção de uma assistência humanizada, ética, comprometida e lúdica. O projeto foi criado em Setembro de 2014 - com apoio da Coordenação de Enfermagem e da Coordenação de Extensão, Cultura e Esporte da Faculdade São Lucas.