Projeto Cine Club inicia as atividades com os acadêmicos da São Lucas
Esta é a terceira edição do projeto promovido pela Faculdade São Lucas e visa debater temas voltados para a sociedade como um todo, cuja temática deste ano fala sobre os “Direitos Humanos” e tende apresentar por meio dos filmes a realidade vivida por pessoas que estão à margem da lei e da sociedade.
De acordo com o coordenador do projeto, professor sociólogo Rafael Ademir o objetivo principal do Cine Club é fazer com que os alunos desenvolvam a capacidade de ver seu semelhante de forma mais humana. “Tão importante quanto formar profissionais qualificados é formar cidadãos sensíveis as necessidades do outro”, enfatizou o professor.
Segundo ele, serão apresentados quatro filmes até dia 24 de junho quando ocorrerá uma mesa redonda com os alunos participantes e especialistas convidados para debater o tema abordado de forma mais ampla e voltado para a realidade atual. “Como este ano nosso tema é sobre os direitos humanos, já assistimos os filmes “Olga – que conta a vida de Olga Benário uma jovem brasileira que morreu no campo de concentração” e Carandiru”, frisou o professor.
Para as alunas do curso de fisioterapia Yara Oliveira e Kerollay Lacerda é importante esse conhecimento da realidade retratada nos filmes como forma de combater a desigualdade social. “Os documentários apresentam situações comuns do dia a dia e saber respeitar o próximo com suas limitações e dificuldades é de suma importância para o convívio em sociedade”, afirmou Yara. “Percebemos que por mais que os filmes sejam antigos as situações são as mesmas da atualidade, ainda existem preconceito e intolerância de todas as formas, completou Kerollay”.
Professor Rafael foi um dos convidados para a mesa redonda que debateu o filme “Democracia em Preto e Branco” apresentado pelo projeto nacional “Cinema pela Verdade” na última semana na São Lucas.