Porque o lutador Anderson Silva tem a voz fina?
Quem conhece o lutador de MMA Anderson Silva sabe que apesar de ser um atleta famoso, campeão do UFC ele possui uma característica curiosa; a voz.
Todos se assustam quando escutam pela primeira vez a voz do lutador, isso por que ele tem uma voz muito fina em relação a sua estrutura.
Os homens geralmente possuem uma voz mais grossa do que as mulheres. A diferença dos sexos na maioria das vezes está nas pregas vocais e no formato anatômico da região que vai da laringe à cavidade nasal.
A produção do som depende, basicamente, do ar e da laringe, onde estão as pregas vocais. A laringe é composta por três anéis de cartilagem. Dentro destes anéis, estão às pregas, que são pequenos músculos com grande poder de contração ou extensão que estão na parte inferior da laringe. Durante a respiração, as pregas vocais permanecem abertas, enquanto que para a produção de som elas se fecham, e o ar faz pressão, causando uma vibração que produz o som.
Mas, porque o Anderson Silva tem voz fina? O Fonoaudiólogo egresso da Faculdade São Lucas; Marcos Grützmacher é preparador vocal e explica que apesar do Anderson Silva ter alta estatura provavelmente sua laringe e pregas vocais sejam pequenas, porém não da para saber com exatidão sem um exame clínico. Essa condição, que afeta muitos homens, pode ser revertida com tratamento à base de exercícios vocais orientados por um especialista.
A voz é uma característica única de uma pessoa, até mesmo em casos de gêmeos idênticos as vozes são distintas. O som que fazemos para falar varia conforme movimentamos as pregas vocais. São parecidas com duas cordas de violão, elas são capazes de produzir tons mais graves (voz grossa) ou mais agudos (voz fina) de acordo com nossa vontade. Essa variação tem um limite para cada pessoa, justamente por causa das diferenças anatômicas.
Jornalista: Juliana Mascarenhas/NUC/FSL