Palestras e atividades motivacionais são destaques na SIPAT
De 7 a 11 deste mês foi realizada a 12ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da Faculdade São Lucas com palestras ministradas no auditório da Instituição. Com uma programação especial para todos os colaboradores, a SIPAT se constitui num evento de caráter preventivo e educativo, sendo realizada em parceria envolvendo a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) e o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), vinculado ao Departamento de Talentos Humanos. Os encontros contaram com palestras, que trataram de assuntos relacionados aos temas da saúde e da segurança do trabalho.
A SIPAT é um evento de sensibilização e conscientização dos colaboradores sobre a necessidade da prevenção e dos cuidados essenciais à manutenção e melhoria da saúde física e mental e da segurança no ambiente de trabalho e fora dele. Com a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a Faculdade São Lucas oferece aos seus colaboradores informações, orientações e esclarecimentos sobre as questões relevantes que envolvem segurança e saúde no trabalho. Higiene coletiva, saúde mental, biossegurança, alimentação saudável, planejamento familiar, prevenção e combate a incêndio foram temas de palestras oferecidas no decorrer da semana.
De acordo com Edgilson Paixão dos Santos, Técnico de Segurança do Trabalho da Faculdade São Lucas, a SIPAT é uma semana importante voltada à prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, onde a empresa proporciona aos seus colaboradores informações sobre prevenção e conscientização de assuntos diversos. A presidente da CIPA, Joana Reis, também destacou a importância da SIPAT. “Durante toda a semana buscamos, através de palestras, paródias, bingos, sorteios de brindes e atividades motivacionais, desenvolver a consciência coletiva e individual para orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, criando uma atitude vigilante no colaborador, que lhe permita conhecer e solicitar as correções necessárias, a fim de tornar o ambiente mais seguro, trazendo à tona um processo de melhoria contínua no ambiente de trabalho”, acentuou.
Joana Reis mencionou a importância de os funcionários resgatarem valores esquecidos por conta do corre-corre do dia a dia e não só tenham ideia de segurança, mas que também pratiquem segurança. “Na SIPAT, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho são evidenciados, buscando a efetiva participação dos funcionários, envolvendo, também, diretores, gerentes e familiares, se possível. Não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e doenças ocupacionais, onde a promoção da saúde é fundamental para a valorização da vida”, complementou a presidente da CIPA.