Palestra sobre primeiros socorros abre seminário de enfermagem

Com palestra sobre “Primeiros Socorros”, ministrada pela enfermeira Ana Paula Santos Cruz, presidente do Conselho Regional de Enfermagem, com abordagens sobre cinemática do trauma, ABCDE do trauma e princípios de ouro no atendimento pré-hospitalar ao traumatizado, foi aberto nesta tarde o 1º Seminário de Urgência e Emergência promovido por alunos do 7º período do curso de enfermagem da Faculdade São Lucas. A coordenadora do Departamento de Enfermagem da FSL, Jandra Cibele Leite, destacou a coragem e a determinação das alunas que atuam na coordenação do seminário, que proporciona temas relevantes para a formação profissional do curso. “Este evento ficará na história do Departamento de Enfermagem, principalmente pela qualidade dos temas e dos palestrantes convidados, porque são profissionais com grande referência no atendimento na área de urgência e emergência”, disse a coordenadora, observando que o seminário representa uma grande oportunidade para que os alunos possam ampliar e enriquecer os seus conhecimentos. Coordenador do grupo de saúde do curso de enfermagem, o professor Jonathan Veneno, destacou a iniciativa como fundamental para a área da enfermagem, enaltecendo as alunas coordenadoras do seminário.

Ao destacar a preocupação da Faculdade São Lucas em sempre oferecer o melhor aos alunos em termos de formação como profissional e cidadão, a presidente do Coren-RO (Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia), Ana Paula dos Santos Cruz, disse que o seminário e os temas escolhidos são fundamentais para a formação dos alunos e para a reciclagem profissional de quem já é formado na área. “São tópicos muito ricos na área de enfermagem não apenas para Rondônia, mas também para o Brasil”, acrescen tou a presidente do Coren-RO. Para a professora Edilene Macedo Cordeiro, a atualização profissional é essencial também para o enfermeiro. “É preciso que haja consciência de que as mudanças acontecem, sendo importante que o profissional que atua na atenção básica de saúde esteja sempre atualizado”, disse. Segundo a docente, o seminário vem contribuir para o envolvimento dos alunos, visando o seu crescimento em termos de conhecimento. O vereador Sid Orleans, profissional do segmento da enfermagem, também esteve presente na abertura do seminário.

Para esta noite está prevista palestra sobre o atendimento do Samu aos acidentes com múltiplas vítimas por afogamento, que será ministrada pela enfermeira Rosana Ramalho, do Samu. Amanhã haverá palestras sobre Urgência e Emergência Obstétrica, com o enfermeiro Aldrin Pinheiro, destacando a política pública brasileira voltada à atenção materno-infantil, acolhimento com classificação de risco em obstetrícia, hemorragia obstétrica durante a gravidez, alterações hipertensivas da gravidez e urgências obstétricas durante o trabalho de parto; e Emergências Pediátricas com o enfermeiro Cesar Alexandre, evidenciando atendimento inicial às crianças vítimas de violência, exame físico da criança gravemente enferma, emergências respiratórias em pediatria, emergências cardiovasculares em pediatria, emergências metabólicas em pediatria e emergências neurológicas em pediatria.