Palestra sobre independência financeira lota auditório

Ministrada pelos consultores Demétrius Levino (coach internacional pela International Association of Coaching Institutes, master coaching premium pelo Instituto de Coaching Financeiro, especialista em finanças pela Fundação Getúlio Vargas e auditor do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia) e Elton Parente (máster coach, mestre em administração, especialista em gestão estratégica e qualidade, bacharel em administração, auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, consultor e facilitador credenciado do Sebrae) a palestra “Como alcançar a sua independência financeira” mobilizou acadêmicos dos cursos de administração e de ciências contábeis, que lotaram o auditório da Faculdade São Lucas. A palestra destacou tópicos fundamentais relacionados sobre o que é e como alcançar a independência financeira, enfatizando a importância da instrução básica sobre o relacionamento com o dinheiro e como tomar decisões financeiras.

Demétrius Levino mostrou aos acadêmicos algumas características que precisam ser desenvolvidas a fim de que se possa liberar financeiramente. “O ambiente familiar influencia a forma como vamos lidar com o dinheiro, sendo necessário que estejamos dispostos a adotar mudanças para que alcancemos a independência financeira, descartando as crenças que nos mantêm presos ao passado”, disse o consultor, acrescentando que não se consegue a prosperidade sem repensar as crenças, visando a liberação financeira.

De acordo com Elton Parente, além das crenças, as pessoas precisam, também, mudar o seu comportamento quanto ao lidar com o dinheiro. “Devemos trabalhar sério e com ética, sem ficarmos presos ao trabalho. Mas, são decisões que precisam ser tomadas de forma consciente porque serão fundamentais para que sejamos libertos das crenças sobre o dinheiro. Tudo depende de planejamento, embora nem tudo seja fácil”, mencionou. Conforme o palestrante, o fundamento de tudo é a crença, tendo em vista que as escolhas financeiras normalmente são baseadas em critérios individuais.

O coordenador do Departamento de Administração, professor Marcelo Augusto Mendes Barbosa, informou aos alunos que atividades mensais deverão ser desenvolvidas com o objetivo de proporcionar oportunidades de novos conhecimentos através de palestras. Segundo o coordenador, a meta é ampliar as oportunidades para que os alunos do curso possam ser preparados para que sejam referências no mercado. “Tudo está sendo feito no sentido de que os alunos estejam preparados para o mercado, muito bem subsidiados em termos de competitividade”, complementou Marcelo Augusto.