Palestra sobre Câncer de mama reúne profissionais e acadêmicos na São Lucas

Na manhã de sábado (16) aconteceu às palestras com profissionais especialistas da área da oncologia para falar sobre o câncer de mama e se estendeu até o final da tarde no auditório da faculdade. Diversos temas foram debatidos ao longo do dia entre os estudantes de medicina, residentes, profissionais atuantes na área da saúde e os especialistas palestrantes.

 

Ao se apresentar à professora Hilka Espírito Santo, presidente da Associação Amazonense de Ginecologia e Obtestrícia (ASSAGO), por meio de conferência, abordou o tema câncer de mama em mulheres com menos de 50 anos de idade e citou casos como da atriz Angelina Jolie que houve a necessidade de fazer uma mastectomia mamária para se prevenir contra a doença. “O surgimento da doença pode acontecer por histórico familiar, mas também por fatores emocionais, apesar de não haver dados científicos que comprove essa segunda opinião. O certo é que até agora não se sabe de fato o que leva uma célula saudável se tornar cancerígena.”, afirmou a professora. 

 

Ao se pronunciar o professor Gerson Mourão, que falou sobre o rastreio e diagnóstico da doença reafirmou a importância do simpósio e do debate do tema. “Nosso objetivo aqui é a prevenção de todas as formas da doença com exames periódicos de rotina, principalmente para as que estão na faixa etária de maior incidência”, frisou.

 

Outro ponto citado pelo professor foi a prevenção feita pela própria paciente com o auto-exame, considerado uma grande aliado na hora de diagnosticar precocemente a doença. “è muito importante a realização do auto-exame, sempre que tivemos a oportunidade recomendamos que as mulheres façam o toque na mama e se haver qualquer dúvida ou suspeita que procure um médico. Esse pequeno gesto pode salvar uma vida”, aconselhou.

 

 Ao todo foram oito palestrantes que expuseram suas experiências profissionais, além dos debates com mesa redonda. A cada palestra foi aberto um tempo para que os presentes pudessem tirar dúvidas. Entre os temas debatidos estavam: Câncer de mama em pacientes gestantes; Câncer de mamam na paciente jovem; Cancer do colo uterino, além de rastreamento e e diagnóstico precoce, tratamento cirúrgico e quimioterapia.