Oficinas encerram os trabalhos da Jornada de Ciências Biológicas

Para concluir às atividades da semana do biólogo, na sexta-feira (04), a coordenação promoveu as oficinas para os acadêmicos do curso de ciências biológicas. Com aulas teóricas e práticas, os alunos de diferentes períodos do curso puderam vivenciar e aprender as técnicas de manuseio, identificação de diversos tipos de plantas, ervas, doenças provocadas por fungos, entre outros.

 

Para ministrar o curso de “Temperos com ervas aromáticas” a cheff de gastronomia professora Erilúcia Richardson preparou três tipos de condimentos usando como base o sal, azeite, vinagre, óleo e as ervas frescas e secas. São produtos fáceis de encontrar na região e também podem ser cultivados em casa. “Além do aroma e sabor aos alimentos, as ervas proporcionam benefício terapêutico”, enfatizou a professora.

 

Em outro laboratório, a professora Ana Cristina, ensinou aos alunos técnicas de coleta e identificação da botânica a partir de plantas floridas colhidas no bosque da instituição obedecendo as normas de padronização para não danificar o produto da pesquisa. “Após coletarmos os materiais, seguimos para a identificação e arborização dos produtos que farão parte do acervo de coleção do herbário da faculdade”, explicou a professora.

 

No total oito oficinas foram realizadas simultaneamente abordando os temas: Quimioterapia experimental para Leishmaniose; Flelotomineos: introdução à identificação de vetores de leishmaniose; Fotografia científica; Técnicas para o trabalho e segurança em atividades de campo; Técnicas de coleta e identificação Botânica; Temperos com ervas aromáticas; Redação científica e Diagnóstico rápido de infecção fúngicas.