Novos enfermeiros são formados pela Faculdade São Lucas
Em cerimônia no auditório da instituição, a Faculdade São Lucas realizou a outorga de grau da 23ª turma do curso de enfermagem quando Fernanda de Souza, em nome de todos os concluintes, fez um discurso destacando que os obstáculos foram superados nos últimos quatro anos. “Éramos ingênuos, a ponta de pensar que o vestibular era obstáculo mais difícil a ser ultrapassado. Na verdade, esse foi o ponto inicial, e também a nossa primeira vitória. Agora teremos mais escolhas, mais obstáculos e, com certeza, mais vitórias pela frente.”, frisou a enfermeira.
A coordenadora do curso de enfermagem, professora Jandra Cibele Leite, destacou a superação da turma, enaltecendo a trajetória acadêmica. “O Aurélio nos diz que superar é passar por cima, ir além, supera todas as dificuldades. E eu vi durante cinco anos tudo isso acontecer com cada um de vocês. Abraham Lincoln disse que “o êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.” E vocês foram a cada semestre percorrendo caminhos por vezes tortuosos, difíceis. Após todas essas dificuldades o que mais desejo é que sejam felizes na profissão que ora abraçam. Que se orgulhem de serem enfermeiros, que exerçam a profissão com ética, humanidade, competência, habilidades e atitudes. Pois esses são requisitos na atualidade, imprescindíveis para o exercício da profissão.”, salientou a coordenadora.
Homenageada como nome da turma, a professora Letícia Auxiliadora Fragoso da Silva fez questão de agradecer a lembrança. “Gostaria de agradecer o carinho e o privilégio de associar o meu nome à contemplação de expressiva conquista. Como não poderia se diferente, fui invadida por sentimentos de emoção e orgulho por ter feito parte da construção acadêmica de cada um de vocês. Não esqueçam que a trajetória, deve ser feita sem espaço para desigualdades, preconceitos e exclusões, sem ganância exagerada, sem egoísmo. Tenham muita força, vontade, coragem e fé. Nada nessa vida se consegue sem sacrifícios.”, disse.
Paraninfa da turma, a professora Taiane Falcão Teixeira, agradeceu o fato de ter sido escolhida, destacando a nova missão de todos os novos enfermeiros. “Vocês concluíram um ciclo. Outro se abre, portanto sejam ousados e não procrastinem um sonho, façam-no agora, façam acontecer. Os estudos e a batalho com o trabalho continua. Ser enfermeiro é apaixonante.”, assinalou.
O Chanceler da Faculdade São Lucas, Prof. Dr. José Dettoni, pautou o seu discurso em uma breve reflexão. Segundo ele, o mundo está enfermo. De uma enfermidade pior do que a lepra (hanseníase), pior do que o câncer, pior do que a AIDS, pior do que a dengue, pior do que a depressão. “O maior e melhor de todos os antídotos contra todas as enfermidades apontadas tem um nome conhecido, mas muito pouco compreendido e aplicado. Seu nome é AMOR. Identificar amar como gostar é ignorância: Amar só pessoas podem. O gostar é mais parente do egoísmo do que do amor”, ponderou.