Novas nutricionistas são formadas pela São Lucas

A Faculdade São Lucas realizou a outorga de grau de sua 19ª turma do curso de nutrição, em cerimônia no auditório da instituição. Como bem destacou a nutricionista Luana Nascimento Cardozo, em discurso em nome da turma, um ciclo mais importante começa agora, determinante para o sucesso profissional. “Este novo ciclo consiste em estudar cada vez mais, fazer diferente e melhor, porque a nutrição nos permite acreditar em um futuro melhor, acreditar que é possível quebrar paradigmas”, disse. Homenageada como nome da turma, a professora Silvane Maziero Monge destacou a trajetória das novas nutricionistas, enaltecendo o apoio de seus familiares. “É um momento de ansiedade e de expectativas, principalmente porque o medo do novo assusta. Não é preciso saber tudo sobre o oceano para nadar nele, mas é necessário aperfeiçoar-se para nadar cada vez melhor”, disse a docente, salientando que o aprendizado contínuo é fundamental para o sucesso. “A única competência verdadeiramente durável que cada uma de vocês poderá dispor doravante será a capacidade de aprender continuamente para aplicar na prática. A vida profissional exige dedicação, estudos, consciência, além de cada um se responsabilizar por sua caminhada”, acrescentou.

A coordenadora do Departamento de Nutrição, professora Juliana Closs Correia, destacou o crescimento da turma ao longo da trajetória acadêmica. “Por isso peço que não percam a coragem de arriscar, mas que tenham muito cuidado. Não se esqueçam de que é preciso conhecimento e aprimoramento diário. Mas, não basta conhecimento sem ética, sem a preocupação sincera com a vida do outro”, recomendou. Segundo a coordenadora, é imprescindível, durante a vida profissional, manter a autoconfiança e a serenidade, refletindo a qualidade de vida no prazer de produzir, diariamente, como se fosse o primeiro dia de trabalho para alcançar reconhecimento como pessoa e como profissional. “Sigam sempre o caminho da verdade e da ética. Tenham sempre um pouco de medo, pois o medo nos protege, mas não permitam que o medo em excesso os impeça de avançar”, acentuou.

Paraninfa da turma, a professora Suzana Cristina de Amorim Gomes comandou as novas nutricionistas num momento de reflexão em plena cerimônia de outorga de grau. Segundo a docente, momentos reflexivos contribuem para ajudar a enfrentar situações presentes e a definir estratégias para ações futuras. “Ao longo da vida, precisamos participar das situações que nos são apresentadas e saber aproveitá-las como um momento único e que não se repetirá. Por isso, não devemos ficar como meros expectadores, mas como autores da nossa história, abrindo caminhos, dividindo conhecimentos, compartilhando momentos, porque ninguém é tão sábio que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar”, ponderou. O Prof. Dr. José Dettoni, Chanceler da Faculdade São Lucas, enalteceu a conquista da turma, desejando que a nova etapa da vida de cada nova nutricionista seja baseada na coragem, na competência, na ética, na fraternidade, na solidariedade, no amor. “O futuro é promissor para quem é criativo e competente”, completou o Chanceler.