Nova turma de fonoaudiologia é formada pela São Lucas
“Estamos conscientes de que temos ainda muito a aprender porque entendemos que a vida é um aprendizado constante. Individualmente, cada um de nós tem uma história de luta, de força, de perseverança e de coragem, e não ganhamos apenas uma graduação, mas amigos sinceros que permanecerão em nossas vidas”, disse a bacharel Lainny Barros Soares, em discurso proferido na cerimônia de outorga de grau da 15ª turma do curso de fonoaudiologia da Faculdade São Lucas, realizada no auditório da instituição.
É hora de caminhar sozinhos, tomar decisões com confiança, sem nunca esquecer a ética, a capacidade, o conhecimento, a amizade, o amor e o perdão, valores essenciais para qualquer crescimento real. Assim se pronunciou a professora Márcia de Castro Ramalho, homenageada como nome da turma. “A grande vantagem de entendermos que há ciclos na vida é ter a certeza de que eles começam e terminam, e que, na maioria das vezes, a diferença entre ciclos virtuosos e ciclos viciosos acontece na medida direta das posturas e decisões que adotamos. Portanto, sejam corajosos, ousados, perseverantes e otimistas”, disse.
A professora Viviane Castro de Araújo, coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas, salientou que a história de cada pessoa é construída a partir das escolhas feitas, sejam elas conscientes ou não, decididas ou não, influenciadas ou não. “Hoje vocês finalizam uma etapa e iniciam outra porque concluem a graduação e iniciam a vida profissional. Momentos como estes nos fazem relembrar e agradecer o passado, ao mesmo tempo em que necessitamos direcionar nosso olhar para frente, para o futuro e visualizar novos objetivos. Este momento não se constitui o fim dos estudos, mas o encerramento de um ciclo”, acentuou a coordenadora.
Paraninfa da turma, a professora Daniele Brito orientou para que seja mantida acesa a chama do aprendizado e a humildade de reconhecer que nunca se está pronto. “Tenham a certeza de que eu também aprendi muito com vocês e muito me emociona e envaidece o fato de estar aqui, sendo homenageada. A partir de agora, enquanto profissionais da área de saúde, vocês têm responsabilidade com a sociedade e com seus pacientes”, pontuou. O Prof. Dr. José Dettoni observou que a fonoaudiologia é uma ciência, cujos profissionais ainda são pouco valorizados do ponto de vista social e político. Segundo ele, o engajamento da categoria na política profissional e social pode ser fundamental para que o quadro possa ser revertido.