Nova dinâmica em disciplina incentiva atitudes empresariais

 

 

A simulação de um ambiente empresarial, com a utilização de sistemas lógicos de informação e apoio ao processo de tomada de decisão empresarial, baseada em atividades empresariais dinâmicas e competitivas, é uma das novas estratégias da Disciplina “Jogos Empresariais”, que direciona incentivos específicos na área de empreendedorismo aos acadêmicos do curso de Administração da Faculdade São Lucas. Ministrada pelo Prof. Adm. Robercy Moreira, a Disciplina envolve os alunos em atividades de planejamento estratégico, visão sistêmica, aspectos da tomada de decisão individual e em grupos, além de enfatizar a importância da liderança e do trabalho em equipes.

 

A proposta, conforme destaca o Prof. Robercy Moreira, é utilizar o método dinâmico de Jogos Empresariais para despertar nos alunos o pensamento estratégico e o uso de técnicas de gestão, visando o desenvolvimento das organizações empresariais. “Os alunos recebem noções sobre o desenvolvimento de habilidades gerenciais num ciclo de funcionamento de um pequeno negócio, com análise de situações administrativas sobre o prisma da visão sistêmica simuladas em ambiente empresarial, sobretudo com a aplicação de habilidades de liderança, através de aulas expositivas, painel integrado, trabalhos em grupos e estudo de caso”, diz o docente. De acordo com o Prof. Robercy Moreira, na Disciplina “Jogos Empresariais” ocorre uma interação prática entre as áreas de Marketing e Administração da Produção. “Os acadêmicos aprendem teorias, desenvolvem conceitos e ganham conhecimentos em Administração da Produção, Finanças e Gestão Estratégica para atender as funções de cada área, além de promover a interdisciplinaridade, representando uma grande oportunidade para a prática empresarial”, salienta.

 

“Jogos Empresariais” é uma disciplina que também objetiva estimular a aprendizagem, ambientes colaborativos, exploração e manipulação ativa de informações, criatividade e capacidade de resolução de problemas, tomada de decisões, além da capacidade de planificação e pensamento estratégico. A utilização da Teoria dos Jogos, conforme salientou o Prof. Robercy Moreira, contribui para melhorar a capacidade de prever movimentos econômicos, resultando numa vantagem competitiva que aumenta a possibilidade de maximizar o retorno das utilidades. “Assim, no mundo dos negócios, a Teoria dos Jogos pode contribuir de fato para o exercício da boa Administração, principalmente para avaliar o comportamento racional em situações nas quais os resultados dependem da interação das ações dos agentes envolvidos”, complementa Moreira. Teoria dos Jogos estuda estratégias que, segundo Fiani (2004, p. 15), são “situações que envolvem interações entre agentes racionais que se comportam estrategicamente, podendo ser analisadas formalmente como um jogo.”