Mostra Cinema pela Verdade chega à Faculdade São Lucas este mês
O Projeto “Cinema pela Verdade” chega a Faculdade São Lucas com filmes sobre a ditadura civil-militar um período marcante na história brasileira. A mostra promove exibições de filmes seguidas de debates que ajudam a provocar reflexões sobre o tema. O Lançamento da Mostra será dia 30 de abril a partir das 19h no auditório da Faculdade. Participará do lançamento a Coordenadora do Departamento de cultura e extensão (DCE), Profª Mariclélia Cantanhede, a Agente mobilizadora do projeto “Cinema pela verdade” Roberta Lorena Viera Mageski, e do Cientista Social Profº Rafael Admir Oliveira de Andrade.
O Cinema Pela Verdade tem como objetivo promover debates que provoquem reflexões sobre o período da Ditadura Civil-Militar no Brasil, permitindo que toda a sociedade conheça o passado e dele extraia lições para o futuro. Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem), em parceria com o BNDES e apoio da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça. O evento é gratuito e aberto para toda a sociedade.
Sobre os Filmes Selecionados
Democracia em Preto e Branco, de Pedro Asbeg
Documentário, 10anos, 90 min, Brasil, 2014.
Sinopse – Durante o ano de 1982 a ditadura militar completava 18 anos. A música popular brasileira sobrevivia de metáforas, devido a grande opressão e censura, e o clube de futebol Corinthians passava por um período interno turbulento. No meio disso, o rock nacional começava a nascer. O filme mostra como a música, o esporte e a política se encontraram para mudar o rumo da história do país.
Osvaldão, de Vandré Fernandes, Ana Petta, Fábio Bardella e André Lorenz Michiles
Documentário, 12 anos, 80 min., Brasil, 2014.
Sinopse: A vida de Osvaldo Orlando da Costa, comandante da Guerrilha do Araguaia que virou herói entre o povo local, por conta de sua coragem e generosidade. Muitos até o consideram como um ser mítico. Uma visão não só da lenda ao redor do nome de Osvaldão, mas também de suas aventuras humanas. Vindo de uma família de ex-escravos, uma trajetória onde um jovem campeão carioca de boxe na década de 1950 se transforma em um dos principais guerrilheiros do país.
Sobre o Instituto Cultura em Movimento
O Icem é uma organização da Sociedade Civil de Onteresse Público (Oscip), fundada em 2002. Nascido da bem sucedida experiência do projeto “Cinema em Movimento”, rede nacional de agentes culturais, organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros. O Icem atua em todas as 27 unidades da federação.