Mesa Redonda destaca fonoaudiologia na educação
Com a presença de Valcélia Sampaio (Semed) e Valteir Costa (Seduc), Mesa Redonda destacou o tema “A fonoaudiologia na educação” como parte da XII Jornada de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas. Na oportunidade, a fonoaudióloga Márcia Regina Borges, especialista em educação especial, fez abordagem sobre a política nacional de educação especial, destacando perspectivas da educação inclusiva. Segundo ela, no aspecto do atendimento especializado educacional inclui a necessidade de profissionais fonoaudiólogos em sala de aula do ensino especial, tendo em vista que, em sua avaliação, é uma atribuição do professor no atendimento especializado educacional identificar habilidades e estratégias educacionais, acompanhar os alunos e estar atento ao fator acessibilidade, promovendo as adequações para o atendimento.
A representante da Secretaria de Educação da Prefeitura de Porto Velho, Valcélia Sampaio, enfatizou aos presentes ao auditório da faculdade na abertura da Jornada de Fonoaudiologia que a educação precisa estar em sintonia com a saúde. “O professor às vezes se depara com situações atípicas com as quais não sabe como lidar porque são situações que não fazem parte da área pedagógica”, disse Valcélia Sampaio, acrescentando que a fonoaudiologia é fundamental para a educação, principalmente na atuação junto aos alunos da educação infantil. Ela admite que o atendimento com esse entrosamento entre Educação e Saúde, no âmbito da Prefeitura de Porto Velho, ainda está muito aquém do que realmente deve acontecer. “Na estrutura educacional da prefeitura não existe a função do fonoaudiólogo nos quadros da Semed e isso dificulta a contratação de profissionais da área para atuarem junto às escolas da rede municipal de ensino”, informou.
O psicólogo Valteir Costa, representante da Seduc na Mesa Redonda que discutiu o tema “A fonoaudiologia na educação”, foi muito mais além ao destacar que existe uma necessidade de pensar a educação diante da grande complexidade apresentada na atualidade. “As políticas públicas são defasadas e travam avanços que possam tornar a educação mais eficiente em termos de abrangência em sua atuação”, acentuou. A professora Viviane Araújo, coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia, informou que do total de fonoaudiólogos no estado 215 foram formados pela Faculdade São Lucas, quase 100%. “A fonoaudiologia educacional é uma nova especialidade para o fonoaudiólogo, mas cabe a cada um buscar os conhecimentos necessários para se destacar no mercado de trabalho”, complementou a coordenadora.