Instituto de Ciências Biomédicas da USP em Monte Negro/RO realiza XIV Extensão universitária

Entre os dias 28 Junho ao dia 03 de Julho/2015, foi realizada a XIV Extensão Universitária no Instituto de Ciências Biomédicas 5/USP na cidade de Monte Negro – RO. A extensão teve como objetivo oferecer atendimento gratuito e de qualidade à comunidade, aprimoramento técnico dos acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Biomedicina/Farmácia do estado de Rondônia, e o compartilhamento de conhecimento entre alunos e preceptores da extensão acadêmica.

 

Durante a extensão foram realizados atendimentos médico ambulatorial completo no qual houve coletas de exames como: Exame Parasitológico de Fezes (EPF), lipidograma, Hemograma, exame de urina tipo I, sorologias (AIDS, Hepatite B e C, VDRL, doença de chagas.) entre outros. Também foi oferecido a população procedimentos cirúrgicos ambulatórias que foram feitos pelos acadêmicos sob supervisão médica.

 

De acordo com o administrador do ICB 5/USP Luís Marcelo Aranha Camargo “ a experiência se repete pela décima quarta vez e está cada vez mais interessante e organizada. Agradeço aos alunos, monitores e funcionários do ICB5/USP”.

 

Já para um dos monitores e participante do evento, Leonardo Fernandes, a extensão foi memorável e tem um marco importante em sua trajetória acadêmica e profissional. “A partir do 1º período, comecei a participar das extensões universitárias, e agora estou finalizando o 8º período e indo para o internato fechando com chave de ouro depois da XIV extensão. Em todas as cinco extensões eu aprendi tanto que não há livros que consigam traduzir toda essa experiência adquirida. Fiz tantas amizades que não há porta-retratos que caiba tantas fotos de lembranças inesquecíveis. Enfim, a contribuição do ICB 5/ USP para minha formação médica, foi inexplicável. Posso dizer sem dúvidas que a XIV edição foi uma das melhores, se não a melhor que já participei.”

 

A extensão Universitária teve total apoio do Doutor professor PhD Luís Marcelo Aranha Camargo e Doutor Diego Negreiros, que auxiliaram os estudantes na execução dos atendimentos de forma excepcional e paciente, sem qualquer retorno financeiro. O contato dos estudantes com o paciente é importante pois visa aperfeiçoar a forma no atendimento médico, tornando-a mais humanizada, dinâmica, atualizada e entetendo a importância da equipe multidisciplinar para o sucesso na qualidade na assistência médica. Com esta ação, todos são beneficiados. Tanto os acadêmicos como a própria comunidade.