III Jornada de Enfermagem debate a importância da segurança do paciente
Reunindo profissionais e acadêmicos da área de Enfermagem, a III Jornada de Enfermagem da Faculdade São Lucas, aberta na quinta-feira, (22), no auditório do Hotel Oscar Executive, representa uma grande oportunidade para a realização de debates sobre o tema “Segurança do Paciente- Perspectiva de qualidade na assistência” de relevância para esse segmento da saúde.
A professora Jandra Cibele Leite, Coordenadora do Departamento de Enfermagem da São Lucas, destacou que a jornada é uma oportunidade de aprofundar sobre o tema segurança do paciente. “A mudança do cuidado acontece ao longo dos anos em função dos avanços tecnológicos e do avanço do conhecimento científico. A segurança é critério básico para o atendimento e prestação de assistência de qualidade”, apontou.
Em mesa redonda, a jornada destacou os Núcleos de Segurança do Paciente nas unidades hospitalares em Porto Velho, envolvendo palestras ministradas por Francisca Nogueira (Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro), Estrela Sales (Membro do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II), Mirela Barreto(Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Cosme e Damião), Rosa Maria F. de Almeida (Coordenadora do núcleo de segurança do paciente do hospital CEMETRON), Taciana Holtz ( Gerente de Enfermagem do Hospital 09 de Julho).
A segunda mesa redonda aconteceu no segundo dia da jornada (23), e apontou as práticas seguras no uso de medicamentos com a palestra “Práticas Seguras na Prescrição de Medicamentos”, ministrada por Maiara Cristina Ferreira Soares, Médica Infectologista e a palestra “Práticas Seguras na Administração de Medicamentos”, fornecida por Rosa Maria F. De Almeida, Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital CEMETRON.
A estudante do 6º período de Enfermagem, Thais Moura Fernandes salientou a importância do tema Segurança do Paciente destaque da jornada. “A segurança e a qualidade na assistência tem tudo a ver com a enfermagem. A jornada deste ano possibilitou ao aluno uma ampla discursão sobre o tema fazendo com que amplie os horizontes e os cuidados com os pacientes.”.
O estudante Ítalo Vinícius Ferreira da Cruz, considerou importante debater sobre segurança do paciente, pois segundo ele é um tema atual. “É importante frisar sobre a segurança do paciente principalmente para evitar alguns erros que são apontados na mídia por profissionais displicentes ou que estejam com carga horária elevada.”, afirmou.
Considerando um assunto rico e importante a acadêmica de Enfermagem, Gisele Maragno Arcaro Estrela, em seu último ano de graduação expos a importância de participar da Jornada de Enfermagem. “Os professores ressaltam muito em sala de aula a importância do cuidado e da segurança com os pacientes. Vivenciar esse tema na jornada é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do futuro profissional que irá atuar com mais segurança, cuidado e amor.”, concluiu a acadêmica.
O Enfermeiro Diego Duarte falou sobre como foi participar das palestras da III Jornada de Enfermagem. “É importante que acadêmicos e enfermeiros comecem a pensar com mais atenção para a segurança dos pacientes para que melhore a qualidade na assistência.”, finalizou.