ICB5-USP realiza a II Extensão universitária da liga de medicina na cidade de Monte Negro

A Liga de Medicina da Família e Comunidade de Rondônia – LAMFC-RO base Porto Velho, filiada a Faculdade São Lucas realizou nos dias 5 de julho ao dia 10 de julho a II Extensão universitária ao ICB5-USP na cidade de Monte Negro- RO, onde ocorreu uma semana de atividades na unidade de atenção básica da USP (AMBUSP)  com a participação de 25 alunos de enfermagem e medicina.

 

Foram beneficiados com a extensão cerca de 30 pacientes por dia durante cinco dias totalizando 150 pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, doenças infecto-parasitárias e a realização de pequenas cirurgias.

 

Após os atendimentos foram realizados análises dos casos clínicos com os preceptores (Dr. Diego Negreiros e Prof. Luís Marcelo Aranha Camargo) que instruíram e orientaram condutas, medicamentos e procedimentos a serem adotados aos pacientes.

Ao fim das atividades, aconteceram aulas expositivas sobre anamnese, exame físico geral, dislipidemias, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, tabagismo e discussão de casos clínicos, e também troca de experiências entre os colegas que estavam na extensão, pois o grupo era formado de acadêmicos do 1º e do 9º período das três Faculdades de Medicina de Porto Velho.

 

De acordo com os organizadores, a II extensão da LAMFC permitiu o contato precoce dos acadêmicos com a atenção básica em saúde e de modo especial, com a prática médica. “A atividade de extensão universitária é relevante na formação do futuro médico, despertando seu interesse precocemente pelo exercício da medicina, pela área de atuação na APS e aprimoramento da relação médico-paciente.”

 

A acadêmica de medicina da Faculdade São Lucas Elis Deyane, destacou  a importância de participar da extensão. “A participação em atividades prestadas à população no AMBUSP no município de Monte Negro/RO, agregou aos meus conhecimentos uma experiência rica e gratificante. A contribuição com os atendimentos prestados através do ICB5-USP aflorou em mim o interesse por pesquisas para o melhor desenvolvimento da saúde da comunidade como um todo, tendo em vista a inserção de novos métodos utilizados para a prevenção e promoção da saúde. Deste modo, sinto-me lisonjeada por esta oportunidade.”

 

As ligas acadêmicas universitárias são importantes para os discentes, em parceria com os docentes, desenvolvem projetos de pesquisa, ensino e extensão em diversas áreas de conhecimento.