I Curso de Fisiologia Neuroendócrina é ministrado na São Lucas

O curso é uma iniciativa da Faculdade São Lucas em parceria com o GEFAD– Grupo de estudos, fisiologia, anatomia e doenças, coordenado pelos acadêmicos do curso de medicina e demais áreas da saúde. A abertura dos estudos deste semestre aconteceu no sábado (22), na própria instituição com o tema Introdução à Anatomia e Fisiologia no Sistema Nervoso Central.

 

O projeto visa promover o curso de extensão extracurricular para aprimorar e ampliar o conhecimento acadêmico em algumas disciplinas onde haja maior dificuldade de aprendizado, por meio de aulas ministradas por alunos sob a supervisão de professores e especialistas na área abordada.

 

Neste semestre foi escolhido como tema a Fisiologia Neuroendócrina dividido nos módulos: Introdução à Anatomia e Fisiologia no Sistema Nervoso Central; Sistema Nervoso Autônomo; Fisiologia do Eixo Hipotálamo-Hopófise; Fisiologia da Tireóide; Fisiologia da Suprarrenal, que serão debatidos em seis encontros até o mês de novembro, momento em que será aplicada uma avaliação para testar os conhecimentos dos participantes e premiar as melhores notas, além da entrega do certificado.

 

De acordo com a coordenadora geral do GEFAD, Adriany Duarte, são ministrados dois cursos por ano, sendo disponibilizada 70 vagas em cada um. “Escolhemos as disciplinas que serão estudadas por meio de questionários aplicados aos alunos que decidem quais os assuntos que serão abordados durante o período do curso”, afirmou.

 

O primeiro módulo deste semestre foi ministrado pelo acadêmico Rodolfo Carvalho, que ressaltou a importância dos debates para sua formação acadêmica. “Sinto-me honrado em fazer parte da instituição e deste grupo, onde atuei por quatro anos e adquirir muitos conhecimentos. Este é o último módulo que ministrarei, pois estarei me formando em poucos dias e seguirei para a residência médica, mas com a certeza do dever cumprido”, enfatizou Rodolfo.

 

O GEFAD é um projeto de extensão que surgiu em 2008, formado por 16 acadêmicos de duas instituições de ensino de Porto Velho, sob a coordenação da Faculdade São Lucas.