Fonoaudiologa da São Lucas ministra palestra no colégio Tiradentes sobre a importância da voz para os professores

A fonoaudióloga, Raquel Nascimento da Silva Roriz ministrou na manhã de quinta-feira (11/02) no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Rondônia, uma palestra para os educadores da referida instituição de ensino que teve como tema “A Voz do Professor”.

 

A palestra fez parte da programação da semana pedagógica do colégio Tiradentes. O objetivo foi promover o cuidado com a saúde vocal, onde foram abordados a importância da voz, como a voz humana é produzida, os principais inimigos da voz (abusos vocais), algumas patologias vocais, como cuidar da voz, (higiene vocal) e técnicas de aquecimento e desaquecimento vocal.

 

Para a fonoaudióloga, Raquel Roriz entre os fatores desfavoráveis às cordas vocais estão o fumo, álcool, drogas, vestuário apertados, alimentação e posturas corporais inadequadas, mudanças bruscas de temperatura, ar condicionado, sprays, pastilhas e gritos.

 

Apesar das dificuldades de evitar todos os fatores desfavoráveis à voz, a fonoaudióloga aconselha aos professores cultivar alguns hábitos salutares à voz, como a ingestão de água natural pelo menos uma hora antes e durante as aulas, aquecimento vocal (relaxamento e exercícios), mastigar bem os alimentos, gargarejos, boa noite de sono, caminhadas, relaxamento, dietas leves (pouco gordurosas e com pouco condimento) e roupas leves.

 

A diretora pedagógica da escola Tiradentes, Marinete de Almeida Andrade enalteceu a importância do tema da palestra para os professores da escola. “Sabemos que a voz para os professores é o instrumento de trabalho, e a fonoaudióloga veio com o intuído de esclarecer muitas dúvidas sobre a importância da voz para ele. Foi muito boa a palestra.”, salientou e agradeceu a diretora pedagógica agradecendo os ensinamentos da fonoaudióloga.

 

A professora da escola Tiradentes, Crizeide Nogueira Cavalcante de Melo participou da palestra e analisou a importância da voz para o seu dia a dia como professora. “A fonoaudióloga trouxe muitas informações que eu como professora não tinha conhecimento. Saio da palestra pensando mais sobre os cuidados que devo ter com meu instrumento de trabalho que é a voz.”, apontou.