Fisioterapeuta tem mercado cada vez mais promissor

Após um acidente, uma cirurgia ou um derrame cerebral (AVC) muitas pessoas precisam da ajuda de um fisioterapeuta para recuperar as funções dos membros e sistemas do corpo como voltar a andar, mexer o braço, fazer atividades sem sentir dor, entre outras tarefas. Profissional da área de saúde, o fisioterapeuta trabalha na promoção do bem-estar, manutenção, prevenção, tratamento e reabilitação do paciente. Com um campo de atuação amplo, o trabalho vai além das áreas já conhecidas como a traumato-ortopédica, neurológica (pacientes que precisam recuperar movimentos após problemas no cérebro) e esportiva.

Segundo especialistas da área, os profissionais fisioterapeutas são cada vez mais requisitados para atuar nas áreas de ginecologia e obstetrícia, dermatologia funcional e estética e geriatria, devido ao envelhecimento da população. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) enfatiza que o trabalho na ginecologia é voltado para corrigir problemas de disfunções do sistema urinário das mulheres e fortalecer a musculatura da região pélvica

De acordo com dados do Coffito, há 89 mil fisioterapeutas registrados em todo o país. Outros 25 mil possuem cadastro temporário, pois se formaram há pouco tempo e só têm o certificado de conclusão de curso, ainda não receberam o diploma, que dá direito ao registro permanente. A maioria dos profissionais, segundo o conselho, se concentra nos grandes centros, o que abre grandes perspectivas para a atuação em centros menores onde é evidente a carência de profissionais fisioterapeutas.

 

Na São Lucas

 

Em Porto Velho, a Faculdade São Lucas oferece um dos mais completos cursos de fisioterapia da Amazônia que, além de um corpo docente competente e comprometido com a qualidade profissional dos acadêmicos, conta com uma Clínica Escola, fundamental para a formação de seus alunos, equipada com a mais alta tecnologia, incluindo piscina para atividades de hidroginástica. A Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade São Lucas possui setores específicos nas áreas de ginecologia e obstetrícia, neuropediatria, neurologia para adultos, ortopedia e cardiorrespiratória, e já está em fase de implantação o setor de dermatofuncional. Além disso, a Clínica de Fisioterapia da Faculdade São Lucas conta ainda com um estúdio completo de pilates para cursos, aulas práticas para os alunos durante disciplinas e atendimento à população.

 

Com informações do G1