Feira de Gastronomia será realizada na quinta
Com o tema central “Alimentação adequada na atividade física”, será realizada nesta quinta-feira, dia 20, a XVII Feira de Gastronomia do Curso de Nutrição da Faculdade São Lucas. As atividades terão início às 19h e serão desenvolvidas em estandes montados no espaço localizado próximo à Biblioteca. Segundo a professora Silvane Maziero Monge, uma das coordenadoras da feira, o tema central leva em conta que a maioria das pessoas que praticam exercícios físicos, com objetivos variados, como perda de peso, condicionamento físico, ganho de massa muscular ou até mesmo para melhorar a qualidade de vida, necessita aliar uma alimentação adequada para atingir os objetivos almejados. “A alimentação é fundamental para que os resultados sejam otimizados, e se divide em alimentação adequada para antes e para após os exercícios, devendo ser adequada a cada tipo de exercício ou atividade praticada e de acordo com a intensidade e de forma individualizada”, diz a docente.
A Feira de Gastronomia deste semestre apresenta 6 novos produtos (alimentos) desenvolvidos para compor as refeições pré ou pós exercício físico. Estes novos produtos foram desenvolvidos pelos acadêmicos do curso de nutrição do 5º período, coordenados e orientados pelas professoras Silvane Maziero Monge, Ana Cristina Krause e Vanessa Pedro, da disciplina “Alimentos de Origem Animal II”, em conjunto com o professor Anderson Neves, da disciplina “Noções Básicas em Administração e Marketing”.
Os novos produtos foram desenvolvidos ao longo do semestre, testados e finalizados, obrigatoriamente compostos por pelo menos um alimento do grupo do leite e/ou ovos, mais um alimento regional e mais o aproveitamento integral de um dos ingredientes. “Além disso, houve todo um cuidado com a diminuição de sódio, de açúcar e de gordura, todos estes pré-requisitos baseados em legislação”, informou a docente Silvane Maziero Monge. “A comunidade acadêmica está convidada para prestigiar o evento e experimentar os novos produtos, que também serão comercializados”, complementou.