Faculdade São Lucas recebe mostra do projeto Cinema pela Verdade
Com o intuito de reforçar a preocupação cultural da Faculdade São Lucas com a sociedade, aconteceu nesta última quinta-feira (30) no auditório da instituição o projeto “Cinema pela Verdade” com a apresentação do filme “Democracia em Preto e Branco” que retrata o período da ditadura civil-militar um tempo marcante na história brasileira.
O Cinema Pela Verdade tem como objetivo promover debates que provoquem reflexões sobre o período da Ditadura Civil-Militar no Brasil, permitindo que toda a sociedade conheça o passado e dele extraia lições para o futuro.
Para a Coordenadora do Departamento de Extensão, Cultura e Esporte da Faculdade São Lucas Maricélia Cantanhêde esta é a segunda edição do projeto Cinema pela Verdade que é apresentada no auditório da São Lucas. “O projeto comtempla faculdades e universidades de todo o Brasil com o intuito de fomentar a cultura e difundir o quesito dos direitos humanos e a sociedade.”, destacou a coordenadora.
O Icem é uma organização da Sociedade Civil de interesse Público (Oscip), fundada em 2002. Nascido da bem sucedida experiência do projeto “Cinema em Movimento”, rede nacional de agentes culturais, organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros. O Icem atua em todas as 27 unidades da federação.
Sobre o Filme apresentado: Democracia em Preto e Branco, de Pedro Asbeg
Documentário, 10anos, 90 min, Brasil, 2014.
Sinopse – Durante o ano de 1982 a ditadura militar completava 18 anos. A música popular brasileira sobrevivia de metáforas, devido a grande opressão e censura, e o clube de futebol Corinthians passava por um período interno turbulento. No meio disso, o rock nacional começava a nascer. O filme mostra como a música, o esporte e a política se encontraram para mudar o rumo da história do país.