Faculdade São Lucas promoveu curso de férias com capacitação em Libras

Comunicar-se é um direito fundamental de todos. O fato de não poder ouvir não pode ser considerado uma limitação. Foi pensando nisso que a Faculdade São Lucas promoveu o curso de férias em capacitação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), do dia 4 ao dia 9 de julho.

 

O curso foi dividido em dois períodos, tarde e noite, ministrado pelo professor e instrutor Emmanuel Gourgel, e o professor e instrutor Tiago Ueti ambos surdos com a colaboração ainda da professora de Libras, Aldelina Rabello.

 

Este curso, com duração de 20 horas, oportuniza colaboradores e alunos da Faculdade a terem uma comunicação efetiva com pessoas surdas, disseminando a língua a leigos e aperfeiçoando a comunicação de pessoas que já conhecem o idioma.

 

A colaboradora da Faculdade São Lucas, Flávia Bezerra participou pela primeira vez de um curso de Libras e ressalta que a experiência foi interessante. “Senti a necessidade de participar do curso, uma vez que trabalho com atendimento ao aluno. É incrível a possibilidade de aprender Libras na própria faculdade. As aulas foram divertidas e interativas”, destaca.

 

De acordo com a coordenadora do curso de férias, Professora Maricélia Cantanhede “Para que a inclusão ocorra de forma efetiva à comunicação não pode estar restrita ao surdo e ao intérprete. Este curso teve como objetivo aprimorar o processo de inclusão na faculdade, para que todos conheçam a Libras e interajam com os surdos”, destaca a coordenadora de Extensão, cultura e esporte, que considerou positiva a participação dos colaboradores e acadêmicos.