Faculdade São Lucas promove evento cultural para a comunidade acadêmica
Na última quinta-feira (28), a Faculdade São Lucas realizou mais uma edição do projeto São Lucas cultural. O projeto completou um ano de sucesso e aceitação pelos acadêmicos, docentes, e colaboradores da Faculdade São Lucas por ser um evento que valoriza a cultura e os artistas da faculdade.
Esse semestre o projeto São Lucas cultural passará por mudanças. A primeira delas é a arte do grafite que valorizou ainda mais o espaço onde são realizadas as apresentações culturais e também na parede da Sala Verde que se localiza no mesmo ambiente onde acontecem as apresentações. Os dois grafites foram feitos pelos artistas Mike de Oliveira e Robinho Dee da Tatu Artes.
Os desenhos dos grafites possuem significados distintos; o desenho feito no muro da Sala Verde tem um contexto ambiental, com a figura de um aviador dando a volta no mundo sustentável, com elementos que lembram a reciclagem e a preservação ambiental. No outro espaço o grafite foi feito com o tema cultural, jovem e alegre com informações que lembram os símbolos da Faculdade São Lucas e a arte.
As acadêmicas de fonoaudiologia Mayara de Souza e Emanuela Vieira participaram do evento e aprovaram os grafites e as atividades culturais. Mayara disse que o desenho do grafite tem tudo a ver com o ambiente cultural e a acadêmica Emanuela gostou da arte. “Achei lindo e tudo a ver com a Faculdade São Lucas. Dessa forma a faculdade mostra a arte e valoriza a cultura regional”, disse.
Outra mudança no projeto São Lucas cultural é a responsabilidade da organização da famosa “quinta cultural” que a partir desse semestre será comandada pelos cursos de graduação da faculdade.
O primeiro curso a organizar a “quinta cultural” foi o curso de Biomedicina que através da Comissão Acadêmica de Extensão da Biomedicina (CAEB), prepararam um estande com amostras de bactérias e soluções para demostrar aos visitantes as práticas dos Biomédicos. Foi utilizado também, um telão mostrando as atividades de extensão realizadas pelos acadêmicos do curso e a apresentação de músicos e a Banda “Samba Mais” que animou o público presente.
A acadêmica de Biomedicina e membro da Comissão de Extensão da Biomedicina, Priscila Alves considerou o projeto cultural um sucesso. A idealização do evento organizado pela comissão teve como intenção levar algo novo para o público. “Convidamos a banda “Samba Mais” por ser uma banda que toca samba e pagode, ritmo que não havia sido apresentado no projeto ainda.”, salientou.
De acordo com a Gerente de Extensão, Cultura e Esporte da Faculdade São Lucas, Profa. Maricélia Cantanhêde, o objetivo da Faculdade é fomentar a cultura e valorizar o espaço cultural. “A ideia do grafite veio através dos próprios artistas e a faculdade aderiu à ideia, pois entende que os grafites exaltam de diversas formas de expressões culturais.”, disse.
A gerente destaca ainda, que a temática tem tudo a ver com o público jovem. E faz um agradecimento aos dois artistas que fizeram a pintura. “Em nome da Faculdade São Lucas, parabenizo o trabalho artístico desenvolvido e a parceria voluntária dos artistas Mike e Robinho. Através da arte eles conseguiram dar alegria e vida ao ambiente cultural.”, concluiu.
Sobre o evento em geral a gerente de cultura aprovou a iniciativa da Comissão Acadêmica de Extensão da Biomedicina, e parabenizou todos da equipe. "O primeiro São Lucas cultural organizado pelos acadêmicos ficará marcado, pois foi um sucesso.”, finalizou.