Faculdade São Lucas forma novos cirurgiões dentistas

Em cerimônia de outorga de grau realizada no auditório da instituição, a Faculdade São Lucas formou a sua 13ª turma de cirurgiões dentistas que homenageou o professor José Ricardo Garcia Naujokat. Em seu discurso, Naujokat agradeceu a homenagem recebida da turma e recomendou aos novos cirurgiões dentistas que reflitam bastante para que possam planejar o futuro. “Cada carreira profissional é única, portanto saibam que o único responsável pela sua carreira é você. Nunca se acomodem e sempre comemorem as suas conquistas, por menores que sejam, preferencialmente rodeados das pessoas que são importantes para vocês”, disse o docente, acrescentando que nunca se deve deixar de aprender e de experimentar. “A carreira é importante em sua vida, mas não a mais importante. Você tem ou terá a sua família, cuide muito bem dela”, acentuou.

Ao relembrar peculiaridades de cada um dos novos cirurgiões dentistas durante sua trajetória acadêmica, Andréia Venturi, em discurso feito em nome da turma, destacou a união como um dos fatores determinantes ao longo do curso. “Mas, essa é a linha de chegada do percurso que fizemos. Na largada começamos com pessoas especiais que não estão presentes a esta cerimônia de outorga de grau, talvez porque no caminho tiveram que pegar uma curva e não conseguiram chegar junto no mesmo tempo que nós”, observou. Andréia Venturi agradeceu aos pais e aos professores pelo suporte, pelo carinho, pela força e pelo aprendizado. “Aos nossos pais quero dizer que não existe graduação, mestrado ou doutorado que nos ensine os valores que vocês nos ensinaram ao longo de nossas vidas. Vocês nos ensinaram a lutar, a levantar depois de cair, a acreditar. Aos professores, queremos agradecer a todos, sem exceção, por nos ensinarem que temos que aprender sempre, que isso aqui é apenas o começo”, acrescentou.

A coordenadora do Departamento de Odontologia, professora Iracema Ribeiro, lamentou, em seu discurso, que historicamente no Brasil a educação não seja prioridade, assim como também os investimentos a ela destinados comprometam os seus resultados. “Infelizmente, nem todos recebem uma educação de qualidade e muito menos conseguem chegar até aqui aonde vocês chegaram. Aqui vocês adquiriram o conhecimento necessário para que exerçam com ética, responsabilidade e competência técnica sua profissão. Aqui vocês receberam uma educação de qualidade”, mencionou a coordenadora.

Por seu lado, o Prof. Dr. José Dettoni, chanceler da Faculdade São Lucas, conclamou os novos cirurgiões dentistas a uma reflexão sobre os temas sensibilidade e ciência. Segundo o chanceler, a sensibilidade está relacionada mais diretamente à qualidade humana de saber sentir a dor dos outros. “Precisamos estar sensibilizados com a dor, a angústia e a fragilidade daqueles que buscam socorro para livrar-se da dor”, salientou. Quanto à ciência, José Dettoni destaca como o conhecimento, a competência profissional, que, conforme mencionou, não deve ser buscada freneticamente, mas deve ser alimentada diuturnamente.