Extensão Universitária: Pacientes recebem doação de lentes corretivas para presbiopia no laboratório USP/FSL em Montenegro

Durante cinco dias o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade da São Paulo(ICB5/USP) recebeu as Ligas Acadêmicas de Saúde da Família e Comunidade e a de Oftalmologia em Atenção Básica no laboratório da USP com parceria com a Faculdade São Lucas na cidade de Montenegro.

 

Os alunos da Liga de Oftalmologia (LOAB) receberam capacitação de 16 horas em fisiologia e anatomia dos olhos, semiologia e doenças oculares mais frequentes em 21 E 22/1. Foram realizados pela LOAB, em média, 25 consultas no total. A Liga de Oftalmologia dedicou-se a realizar exames para diagnóstico de vícios de refração, estrabismo,  doenças oculares comuns (das pálpebras, cílios, esclera), glaucoma, catarata e retinopatias. Foram doados aos pacientes  50 lentes corretivas para presbiopia (doação do Instituto Visão, ligado à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), por cortesia do Prof. Rubens Belfort). Os pacientes que necessitarem de avaliação com especialista, serão encaminhados para a Secretaria de Estado da Saúde.

 

A Liga de Saúde da Família, por sua vez, atendeu em média 30 pacientes por dia nas áreas de saúde da mulher, saúde da criança, saúde do adulto jovem, Hiperdia e Geriatria. Além dos preceptores Drs. João Rabelo e Luís Marcelo, a supervisão dos alunos contou a presença das residentes médicas Dras. Jully Anne e Sheila C. Teodoro.

 

A presidente da LOAB e acadêmica da Faculdade São Lucas Elis Santos (4º Período) destacou a importância de participar desta ação solidária “É um acompanhamento que engradece, renova e alimenta o desejo e afins de uma saúde melhor. Ver a satisfação de onde existia apenas  esperança, nos faz acreditar cada vez mais, que nossa missão é determinada e que juntos podemos fazer a diferença.”, analisou a estudante.

 

O Presidente da Liga da Saúde da Família reforça a declaração da acadêmica Elis. “É de suma importância esse contato do acadêmico de medicina com o sistema de saúde, pois com isso o discente aperfeiçoa o aprendido durante a graduação com uma visão mais humanizada e holística do paciente, sempre  visando  o melhor para o paciente.”, salientou.

 

 “Uma experiência única que me proporcionou novos conhecimentos oftalmológicos que agregaram ao meu conteúdo de Semiologia. É magnífico a alegria dos pacientes sendo bem atendidos com uma atenção especial, ver saírem com óculos tendo a oportunidade de uma visão melhor. ” frisou a acadêmica de Medicina da Faculdade São Lucas, Tamila Souza ( 5º período).

 

O Coordenador do ICB5/USP e do Curso de Medicina da Faculdade São Lucas elogia a iniciativa dos alunos “Acho um grande acontecimento. Vejo estampado na face dos alunos um ar de satisfação, de grandiosidade. Na dos pacientes a gratidão e o carinho pelos alunos. É uma atividade ímpar. Esta é a 5ª Extensão Universitária no ICB5/USP de dezembro/2015 a fins de janeiro/206. Para mim, em especial, é um momento mágico. Fico muito grato aos alunos, à USP, às Ligas e à Faculdade São Lucas pelo sempre presente apoio”.

 

Saiba mais sobre o ICB5

É um centro de pesquisa vinculado ao Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade da São Paulo (USP), que tem como missão desenvolver atividades e estudos ligados à saúde da população e sua biodiversidade. Desde 2001 o laboratório vem exercendo e executando estas atribuições em prol da ciência com suas atividades em um campus avançado na Amazônia Ocidental.

 

O Instituto de Ciências Biomédicas 5 da Universidade de São Paulo está localizado na região norte, na cidade de Monte Negro, a 250 km de Porto Velho pela BR 364, sentido Cuiabá.

 

O ICB5 possui hoje uma área construída de 500 m², entre diversos laboratórios, biblioteca, sala de informática, serpentário, insetário e um alojamento para professores, pesquisadores e estudantes, que pode abrigar até 50 pessoas. Dentre suas principais atividades e projetos de pesquisa, estão os relacionados com o estudo da malária, doença de Chagas, leishmaniose, capilaríase hepática, cromoblastomicose e desnutrição, envolvendo profissionais de diversas instituições, como a Faculdade São Lucas (de Porto Velho), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Instituto Butantan, Fundação Instituo Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto de Química da USP e a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP).

 

Infraestrutura:

Laboratório de pesquisa - Em madeira, 240 m2, climatizado, e informatizado, fornecimento de água encanada com reserva de 10.000 L, freezers –20 o C e -70 oC, drums de nitrogênio líquido, centrífuga refrigerada, 3 fluxos laminares, BOD, água miliQ, microscópios e lupas entomológicas, microscópio de fase e microscópio de fluorescência. Equipamentos para a realização de ELISA e PCR-RT, 4 estufas, 2 autoclaves. Gerador e transformador próprios de energia elétrica.

Laboratório clínico - Com 40m2  de ambiente climatizado e semi automatizado.

Insetário - Com 200m2 divididos em sala de análise de material com microscópios e lupas, escritório com computador, sala para criação de artrópodes e sala de armazenamento de material.

Transporte - 2 pick-up Toyota Bandeirantes, 1 pick-up Toyota Hilux, 1 pick-up Mitsubishi, 2 Caminhonetes Ranger, 3 Motocicleta Honda 125cc e 3 Barcos (Voadeira).

Alojamento - 3 casas em madeira que comportam 60 pessoas.

Auditório - 60m2, climatizado, para 50 pessoas com multimídia (data show).

Escritório - 30m2, climatizado, informatizado, com internet wireless, 20 computadores, 3 impressoras e 2 laptops.

Biblioteca - Biblioteca virtual via portal CAPES.

Centro de saúde bucal - Estrutura em alvenaria, 80 m2, climatizada, com 5 consultórios odontológicos e 1 fonoaudiológico completos, poço semi-artesiano.

Ambulatório médico - Dez consultórios climatizados e informatizados para consultas médicas e procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.

 

O ICB5 conta com a parceira dos seguintes órgãos:

 

·         Secretaria de Saúde de Rondônia

·         Prefeitura de Monte Negro

·         Faculdade São Lucas

·         Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

·         Fiocruz Rondônia

·         Fiocruz Manaus

·         Universidade Federal São João Del Rey

·         Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMZ/USP)

·         Fiocruz Bahia

·         Centro de Medicina Tropical de Rondônia (CEMETRON)