Entrevista dia do nutricionista: Conheça a história da Nutricionista Vanderneide Costa
Em homenagem ao dia dos profissionais Nutricionistas – 31 de agosto, o Centro Universitário São Lucas homenageia profissionais que se destacam na Nutrição.
Entrevistamos a Nutricionista Vanderneide Costa de Oliveira, Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Lucas. Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Lucas. Atualmente é nutricionista - Casa de Saúde Santa Marcelina com ênfase em nutrição clínica hospitalar. Docente do Centro Universitário São Lucas, ministrando as disciplinas de Farmacologia, Fitoterapia I, II, Patologia Dietoterapia II e Estágio Supervisionado Nutrição Clínica Hospitalar. Mestranda em Educação Superior na Universidade de Lamatanza Buenos Aires – Argentina. Atua como nutricionista pesquisadora e coordenadora do núcleo interdisciplinar de tratamento dos pacientes hospitalizados.
UNSL: Qual a sua trajetória como nutricionista?
Nutricionista: Inicie minha experiência profissional como estagiária da clínica de nutrição do Centro Universitário São Lucas – por 1 ano. Em 2007 fui contratada como preceptora de estágio. Em 2008 assinei o contrato como Docente da Faculdade São Lucas no curso de nutrição, onde permaneço até hoje.
Ainda acadêmica iniciei o estágio curricular em nutrição clínica hospitalar no hospital Santa Marcelina. Diante o excelente trabalho que foi montar o primeiro SND (Serviço de Nutrição e Dietética do hospital Santa Marcelina), após a colação de grau já fui imediatamente contratada para ser a nutricionista do serviço. Isso em 2006 onde respondo até hoje por esse serviço, que ao momento é reconhecido como excelência e coordeno um setor com 40 colaboradores e 3 nutricionista no quadro técnico. Sou a primeira nutricionista do Estado de Rondônia que possui a experiência de trabalhar por 10 com a fitoterapia.
Ainda como docente recebi a homenagem com 03 turmas formada com o nome de Vanderneide Oliveira. 02 turmas como madrinha e 05 turmas como professora homenageada.
UNISL: Qual momento foi mais marcante na sua carreira?
Nutricionista: O momento mais importante foi receber o reconhecimento de um paciente que eu verdadeiramente mudei a sua vida. E diante disto inspiro-me para enfrentar os desafios e escrever uma nova história diariamente. Aprendendo com meus alunos e ensinando além da atuação técnica o amor e respeito deve ser uma via de mão dupla.
UNISL: Qual conselho a senhora daria para os estudantes de nutrição?
Nutricionista: Somos profissionais que faz do seu trabalho uma busca constante pela qualidade de vida e saúde dos seres vivos. Que usa seus conhecimentos biológicos, políticos e sociais para auxiliar na alimentação humana. Trago como mensagem com duas reflexões:
A primeira reflexão: é relativa ao exercício profissional, reforçando nosso compromisso com a promoção da saúde dos indivíduos por meio da alimentação saudável e adequada, adotada por meio do equilíbrio. Assegurando que a nutrição seja exercida por profissionais capacitados, habilitados e pautados por princípios éticos, deve ser nossa tarefa permanente. Por isso, devemos fortalecer essa classe. Para nós essa construção coletiva reforça a perspectiva de que a cada dia mais nutricionistas estarão exercendo sua profissão com dignidade, propiciando à sociedade o direito ao acesso à atenção nutricional por profissionais habilitados.
A segunda reflexão: Refere em Incentivar, por meio da atuação profissional, o consumo de alimentos provenientes da agricultura familiar e livres de agrotóxicos é, portanto, uma ação não somente necessária sob o ponto de vista de melhores resultados em saúde e nutrição, como também o do ponto de vista de construção de uma sociedade mais justa, sustentável e que tem na saúde um dos principais elementos para o seu desenvolvimento. Destaco que um dos riscos modificáveis que mais tem aumentado é a ofertar dos alimentos ultra processados, comprovadamente associados às doenças crônicas.
“Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas, porque a gente não esquece. O que a memória ama, fica eterno.”
(Rubem Alves)