Entrevista dia do Biólogo: Conheça a história do Biólogo Saymon Alburquerque
Entrevistamos os Biólogos que de destacam na profissão. Saymon Albuquerque possui graduação em Ciências (com habilitação plena em Biologia) pela Faculdade de Educação de Porto Velho UNIPEC (2003) é mestre em Ecologia e Manejo de recursos naturais, pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2010). Atualmente é doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pelo Programa Bionorte, professor do Centro de Ensino São Lucas atuando na área de Ecologia e Zoologia de vertebrados, com ênfase em herpetologia (anuros, lagartos e serpentes).
Confira a entrevista:
UNISL: Porque você escolheu fazer o curso de Ciências Biológicas?
Biólogo: Desde os 5 anos de idade eu decidi que queria ser biólogo, por influência de uma série de reportagens que narravam a viagem de um Oceanógrafo francês a Amazônia (Jacques Custeau), apesar dele não ser biólogo, acessou um mundo onde eu entendia que facilmente poderia ser acessado por que amasse animais...que era meu caso e desde então nunca tive nenhuma dúvida do que eu queria ser. Queria mesmo ser biólogo e me especializar em zoologia.
UNISL: Tem alguma história curiosa nesses anos de profissão?
Biólogo: Muitas! Conheci pessoas simples e maravilhosas com um conhecimento invejável sobre a floresta e os ciclos da vida, conheci animais e plantas que poucas pessoas tiveram acesso...Porém as histórias mais curiosas são relacionadas as supostas "viagens e assombrações" que a muitos anos eram tidas como algo sobre natural e que simplesmente eram vocalizações de animais a noite na floresta. Mas a história mais curiosa foi no ano de 2005, quando dentro de uma reserva florestal no Município de Machadinho do Oeste, alojado sozinho no casebre de um seringueiro e ainda inexperiente em alguns aspectos, passei a noite ouvindo um barulho a cerca de 20 ou 30 metros da casa a noite toda e que não me deixava dormir...saí varias vezes para tentar ver o que era e não conseguia visualizar o que julguei ser uma ave noturna. Alguns meses depois fui eventualmente descobrir que o misterioso barulho era, na verdade o esturro de uma onça pintada...
UNISL: Neste dia qual mensagem você daria para os estudantes que cursam Biologia ou que pretendem estudar?
Biólogo: Independente de onde chegarem mantenham sempre a humildade, a vontade de aprender e a curiosidade que as crianças tem. E que sempre passem a frente o que aprenderam para que esse conhecimento possa valer a pena e que façamos a diferença. Tentem deixar o mundo um pouco melhor do que encontraram!