Entrevista dia do Biólogo: Conheça a história de Biólogo Flávio Terassini
No dia do Biólogo entrevistamos os Biólogos que de destacam por ser referência da profissão. O Biólogo Flávio Aparecido Terassini além de ser um excelente profissional tem uma história muito curiosa.
Nascido no estado do Paraná, onde residiu até os 15 anos em uma cidade do interior trabalhando na agricultura com a família mudou-se para Rondônia (1998) para trabalhar com café na cidade de Monte Negro. Desde os 12 anos, Flávio já amava animais e a natureza e se interessava por filmes, revistas e documentários que tratassem destes temas (vida selvagem, animais e dinossauros).
Em Monte Negro ele foi o primeiro estagiário do Laboratório da USP (ICB5) que trabalhou com vetores de doenças tropicais, o que abriu um mundo de oportunidades (USP, Butantan, Fiocruz etc).
Em 2002 veio para Porto Velho cursar Ciências Biológicas com incentivado por seus pais. Fez o vestibular no Centro Universitário São Lucas, passou, cursou e se formou em 2005 sendo o primeiro acadêmico da São Lucas do curso de Ciências Biológicas a defender o trabalho de conclusão do Curso (Monografia). Em 2006 iniciou uma pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e o Mestrado na USP em São Paulo em Ciências. Em 2007 começou como auxiliar de aulas práticas na Disciplina de Parasitologia Médica uma vez por semana no Centro Universitário ajudando o Professor e seu orientador (Prof. Dr. Luís Marcelo). Com muita determinação, terminou o Mestrado e assumiu várias disciplinas como Zoologia, Parasitologia, Biologia Evolutiva, entre outras como colaborador. Atualmente, desenvolve várias linhas de pesquisa em Parasitologia, Doenças tropicais e Animais Peçonhentos. Além de desenvolver também o projeto para o Doutorado.
Confira a entrevista:
UNISL: Porque escolheu cursar Ciências Biológicas?
Biólogo: Escolhi porque fui criado no interior trabalhando em fazenda com muitos animas, amo dinossauros, aventuras e nossa flora e fauna, e isso me influenciou desde muito pequeno.
UNISL: Você tem alguma curiosidade sobre sua carreia profissional?
Biólogo: Sempre fui apaixonado por televisão e filmes. Já participei na Minissérie Mad-Maria da Rede Globo em 2004, e aqui no Centro Universitário São Lucas apresentei cerca de 100 programas “Universitando” e sou colaborador voluntário da TV Rondônia quando retratam a fauna e a flora na TV, desenvolvendo algumas séries científicas e didáticas para a Rede Amazônica. Criei junto com minha esposa atualmente um canal bilingue (português e inglês) no YouTube que aborda assuntos didáticos, científicos e de entretenimento, embora pouco conhecido, já fomos vistos por pessoas em 33 países diferentes, estamos trabalhando para colocar um vídeo novo a cada quinta-feira e para colocar Rondônia no mapa do Mundo, ou seja, para ser conhecida por suas belezas, riquezas e coisas positivas. Já cansamos de ver notícias negativas da região ou mesmo do Brasil.
UNISL: Qual conselho você daria para os futuros biólogos?
Biólogo: A profissão é maravilhosa, você viaja, conhece lugares, pessoas, animais, selva, aventuras, enfim, a vida de biólogo (pesquisador) é cheia de grandes conquistas. Na área da docência, é outra formidável, quando fazemos algo com amor, os frutos são muitos. Eu sempre digo nas minhas palestras de Motivação e Profissões, O Caminho não é "fácil", se fosse, todos estariam fazendo uma faculdade, mas também, não é "impossível", se fosse somente Tom Cruise estaria cursando ensino superior (risos), pois, ele ama missões impossíveis. Então, o caminho é cheio de desafios, não será fácil, mas com garra, determinação, fé e muita dedicação aos estudos, você será um grande Biólogo ou uma grande Biológa. Portanto, meus cumprimentos, como sempre digo: SELVA! (de forma militar).
UNISL: Gostaria de agradecer alguém por incentivar sua carreira como Biólogo?
Biólogo: Agradeço aqui de coração, a Deus, meus Pais, minha Esposa, ao Prof. Luís Marcelo, Dr. Pedro Ismael, Dr. Rogério, Prof. Dr. Marcelo B. Labruna e a Dra. Maria Eliza que juntos me incentivam a nunca me deixaram desistir, por mais difícil que foram as jornadas de estudos, pesquisa e a vida docente. Hoje, sou um Biólogo.