Entrevista dia do Biólogo: Conheça a história da Bióloga Helen Queite

No dia do Biólogo entrevistamos os profissionais que de destacam na carreira. A Bióloga Helen Queite Guterres Barros Gazola possui mestrado em Biologia Experimental na área de Microbiologia pela Universidade Federal de Rondônia (2008), faz especialização de Microbiologia e Imunologia Clínica, é docente do Centro Universitário São Lucas lecionando a disciplina de Microbiologia Ambiental e também gerencia o Laboratório de Análises Clínicas São Lucas.

 

Confira a entrevista:

 

UNISL: Porque escolheu Ciências Biológicas?

Bióloga: O amor pela Biologia veio aos poucos... Quando criança amava assistir reportagem sobre animais, principalmente os que mostravam a importância que eles tinham e como poderíamos ajudar na sua sobrevivência. Conversava com as plantas tb... (rsrsrs). Sempre respeitava todos os tipos de seres vivos. Mas a biologia não era minha primeira opção. Eu queria ter uma profissão que salvasse vidas ou ajudasse na reabilitação das pessoas.

Na minha época não tinha curso de Medicina ou Fisioterapia em Porto Velho (não tinha interesse de sair daqui), então optei em fazer o curso de Ciências Biológicas no Centro Universitário São Lucas no início de 2002. Como tinha afinidade pela área eu poderia reaproveitar disciplinas caso entrasse nos cursos de primeira opção.

 

UNISL: Conte um pouco da sua trajetória acadêmica e profissional.

Bióloga: Os primeiros semestres foram difíceis porque tinha dó de ter que pegar insetos para fazer insetário, ou conhecer a anatomia interna de aves. Eu sempre saía chorando e depois voltava para continuar assistindo as aulas. Meus amigos já me avisavam "Helen, fecha os olhos, já já falamos quando você poderá abrir...". Mas sabia que era necessário tudo aquilo... Os semestres foram passando e fui conhecendo cada vez mais as áreas de atuação do biólogo... Não era só bicho e plantas! Tinha pesquisa, docência e muito mais.

Pude perceber que como Bióloga eu teria o prazer em ajudar na sobrevivência de uma espécie, ajudar em orientações de saúde e ambiente para que as pessoas vivessem melhor e mais saudáveis e também ajudar na construção do conhecimento de um aluno.

Pronto! Com tantas descobertas a Biologia passou a ser para mim minha 1ª e única opção. Sinto-me uma profissional realizada e com muitas missões cumpridas e ainda a cumprir como Bióloga.

 

UNISL: Qual mensagem você daria para os futuros Biólogos?

Bióloga: Procurem o que lhe dar realização entre as áreas de atuação do biólogo. Ajude o próximo e seja mais um multiplicador da preservação vida. Não esqueçam que a única maneira de aprender é estudando. Estudem, aprendam, ensinem... Esses são os segredos para terem sucesso profissional e pessoal de cada um de vocês.