Enem 2024 no São Lucas: Colaboradores e Atlética Marreta Batucacique ditam o ritmo do primeiro dia de provas.

Na manhã do último domingo (3), ocorreu o primeiro dia de provas do Enem 2024 do Centro Universitário São Lucas. Sob forte calor, alunos de vários colégios da capital, como Classe A e Cursinhos Bizu, aguardavam ansiosamente em frente ao portão principal da instituição.

Enquanto aguardavam, eram distribuídas água mineral, canetas esferográficas pretas, geladinho e ainda presenciaram um show da Atlética Marreta Batucacique que ditou o ritmo aos presentes no local com uma batucadinha de leve para descontrair, com muita alegria, bom humor e ousadia.

O Reitor do Centro Universitário São Lucas Porto Velho Afya, André Samora, esteve presente nos campi para acolher os alunos. Após a recepção no Campus I, ele se dirigiu ao Campus II, onde permaneceu até o fechamento dos portões. Enquanto isso, o Pró-Reitor Administrativo acompanhou o encerramento das atividades no Campus I.

O Pró-Reitor Administrativo, Francisco Rodrigues de Souza, destacou a importância do Enem. “O Enem é um momento muito importante e crucial para o aluno que vem estudando o ano inteiro, no qual ele coloca todo o seu contexto histórico de estudo e a gente tá aqui em frente a São Lucas não só para captar esse lead e trazê-los para nossa instituição, que acreditamos ser o melhor lugar para estudar, mas também para apoiar com uma água, com um geladinho, sabemos da importância desse dia porque é uma oportunidade para mudar vidas e é por isso que estamos todos aqui”.

A aluna Sofia Pereira Bassani, do colégio Major Guapindaia, enfatizou que revisou alguns repertórios e vídeoaulas como preparação para a prova. Ela relata que quer cursar Psicologia porque é um curso que tem muito a ver com a sua personalidade.

A aluna Maria Eduarda de Souza Rodrigues, do colégio Major Guapindaia, também quer cursar Psicologia. Ela ressaltou que nas últimas semanas focou bastante na matéria de humanas e que fez todo dia uma redação com algum tema diferente como preparação. Maria Eduarda ainda pontua que quer cursar Psicologia fora doestado de Rondônia.

O aluno Talles Soares Cândido, de 16 anos, estuda no colégio Classe A e pretende cursar Medicina. Talles ressalta que os chamados “aulões do Enem” do seu colégio ajudaram bastante na preparação, além dos estudos realizados em casa, focando bastante em redação, sua preparação começou desde o ano passado e ainda relatou que possivelmente cursará Medicina no Centro Universitário São Lucas Porto Velho Afya.

O segundo dia de provas ocorrerá no dia 10 de novembro. O caderno de provas é composto por 90 questões objetivas de ciências da natureza (química, física e biologia), além de matemática, a serem respondidas em cinco horas. Conforme o Inep, a divulgação do gabarito ocorrerá em 20 de novembro.  A divulgação do resultado final, conforme o calendário do MEC, será conhecida em 13 de janeiro de 2025.