Egressa destaca desempenho acadêmico no Enade
A nutricionista Taiane Batista Martins, formada pela Faculdade São Lucas, destacou a importância do desempenho de cada acadêmico na avaliação feita pelo MEC (Ministério da Educação), através do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. De acordo com Taiane Martins, o desempenho dos alunos reflete no índice de qualidade da faculdade. “É muito gratificante quando contribuímos, com o nosso desempenho nos exames, para que o curso da faculdade onde estudamos seja evidenciado com avaliação de destaque, principalmente porque a faculdade onde fomos graduados fará parte de nossa vida profissional, sendo fundamental que nos preocupemos em estar muito bem preparados para o Enade”, salientou a nutricionista formada pela Faculdade São Lucas. Ela ainda destacou o trabalho desenvolvido pela coordenação em prol do curso e dos acadêmicos, sempre com a preocupação de oferecer um ensino de qualidade. “As mudanças na grade curricular comprovam essa preocupação com a qualidade da formação profissional dos alunos”, acentuou.
Graduada em 2010-2 (12ª turma do curso de nutrição da FSL), Taiane Martins coordena curso técnico em nutrição e dietética no âmbito do Governo estadual e atua em consultoria voltada a nutrição esportiva. “Estou muito feliz com a minha carreira e sou muito grata à Faculdade São Lucas que me proporcionou a melhor formação na área de nutrição, a profissão que escolhi seguir. Obviamente que precisamos crescer cada vez mais e procurar estar sempre atualizados profissionalmente porque a nutrição é uma profissão em constante evolução”, acrescentou. Taiane Martins faz questão de dizer que o aprendizado adquirido durante o curso de graduação é muito importante como qualificação para o mercado de trabalho, mas que só isso não é suficiente. “É fundamental buscar a atualização profissional, tendo em vista que a nutrição está num processo de evolução e se não nos atualizarmos ficamos para trás”, alertou a nutricionista.
Taiane Martins destacou que atualmente está havendo maior conscientização das pessoas quanto ao consumo de uma alimentação mais saudável como parte do processo de melhoria da qualidade de vida. Segundo ela, saber orientar as pessoas para uma mudança de mentalidade alimentar exige muita responsabilidade, principalmente porque se trabalha em prol da qualidade de vida das pessoas. “Hoje existem doenças cada vez mais frequentes em pessoas consideradas jovens, se levado em conta que antes eram diagnosticadas em faixas de idade mais avançadas”, observou a nutricionista, alertando sobre recente pesquisa que aponta que mais da metade da população brasileira está acima do peso ideal. “Mais do que nunca o trabalho do profissional nutricionista é fundamental na atenção básica de saúde, porque as pessoas precisam buscar orientação nutricional e dar maior importância à sua saúde, principalmente quanto à alimentação saudável. Às vezes é difícil mudar hábitos, mas grande parte da população já está mais consciente dessa necessidade e a gente sente mudanças nos hábitos alimentares dessas pessoas. Isso é muito gratificante”, acrescentou a egressa da Faculdade São Lucas.