Egressa da Faculdade São Lucas é destaque em programa social na Angola
Formada em odontologia na Faculdade São Lucas em 2009, a dentista Mayara Vágula, participou do projeto “Caravana do Sorriso” no começo do ano de 2015 na Aldeia Nissi localizada na Angola.
Organizado pelas missionárias Dalaine Corrêa e Samira Arruda, esta foi à segunda edição do projeto "Caravana do Sorriso" que visa levar atendimentos humanitários para ajudar na reconstrução social de Angola.
Na Caravana do Sorriso eles possuem uma farmácia que doa todos os remédios prescritos durante a ação. As atividades solidárias são realizadas por profissionais voluntários. Este ano a equipe foi formada por 02 enfermeiros, 02 dentistas, 01 psicóloga, e 01 assistente social que fizeram diversos atendimentos como; aferição de pressão arterial, atendimento odontológico contemplando atividades como: extrações dentárias, ART, Selantes, palestra sobre saúde bucal e escovação supervisionada. Eles contam também com atividades de recreação, além de diversos outros serviços, com o objetivo de: “Fazer o bem sem olhar a quem”.
A egressa do curso de odontologia da Faculdade São Lucas, Mayara Vágula passou 28 dias em Angola e descreveu como foi viver essa experiência solidária em um país que sofreu muitos anos com a guerra “Foi uma experiência única, é muito gratificante você sair do seu país e ter a oportunidade de ajudar aquelas pessoas que necessita tanto, Angola é um país lindo que está se reerguendo depois de mais de 30 anos de guerra.”, disse.
De acordo com a dentista Mayara Vágula, “A diferença dos problemas bucais das pessoas no Brasil e na Angola é que lá eles não têm acesso a um atendimento odontológico de qualidade, existem poucos profissionais, e geralmente não possuem condições para pagar o tratamento.”, concluiu.
Mayara, já planeja sua voltar à África em fevereiro de 2016. Com a viagem ela pretende conhecer ainda mais as necessidades do país, em especial das crianças angolanas, vítimas de tantos conflitos armados, econômicos e sociais, tendo como a mais dura realidade: a fome.