Egressa assume Departamento de Ciências Biológicas
Egressa da primeira turma do curso de Biologia da Faculdade São Lucas, a professora e pesquisadora Allyne Christina Gomes Silva assumiu o Departamento de Ciências Biológicas. Com Especialização em Micologia e Mestrado em Biologia de Fungos pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e Doutorado em andamento na mesma instituição, possui experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Criptógamos, atuando principalmente em taxonomia e ecologia de Agaricomycetes lignocelulolíticos coletados na Amazônia, bem como depositados em herbários. Recentemente, Allyne Christina foi homenageada com Menção honrosa pela participação no Prêmio Jovem Micologista - Maria Auxiliadora de Queiroz Cavalcanti, modalidade Pós-Graduação, como o trabalho intitulado "Delimitação de espécies de Amauroderma (Basidiomycota) da Amazônia Brasileira a partir de dados morfológicos e moleculares".
Allyne Christina antecipa que, em 2013, o Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade São Lucas deverá realizar dois grandes eventos. O Encontro Rondoniense de Ciências Biológicas no primeiro semestre, com abertura para alunos de outras instituições do estado, e a Semana da Biologia, no segundo semestre, com uma programação bem mais ampla, visando envolver e motivar ainda mais os alunos da faculdade. Segundo a nova coordenadora, o Encontro Rondoniense de Ciências Biológicas terá como objetivos ampliar a visão e proporcionar a e integração e a troca de experiências entre os alunos participantes, enquanto a Semana da Biologia terá maior participação dos alunos, que ficarão com a incumbência da gestão, organização e realização de palestras, além de prestar homenagens aos docentes da instituição que se dedicam à pesquisa na área da Biologia.
Segundo Allyne Christina, a Semana da Biologia também terá mostra de trabalhos científicos e concurso de fotografias na área da biologia, incluindo a possibilidade de publicação dos resumos das pesquisas. “Pretendemos incentivar ainda mais os alunos para a área de pesquisa, oferecendo cursos de extensão e palestras com profissionais de outros estados, levando em conta que o curso está inserido no contexto amazônico onde existe uma biodiversidade muito grande à disposição dos pesquisadores. Além disso, também pretendemos direcionar maior incentivo aos alunos para a área da licenciatura, levando em conta que é um campo ainda muito carente de profissionais no estado e na região”, destaca Allyne Christina, salientando que trabalhar a motivação dos alunos e do corpo docente, através de reciclagem profissional, é outra meta para o próximo ano.