Docente tem artigo publicado no Journal of Periodontal Research

Artigo produzido pela docente Patrícia Souza Closs, do Departamento de Odontologia da Faculdade São Lucas, para sua defesa de Doutorado na Unitau (Universidade de Taubaté/SP), foi publicado no Journal of Periodontal Research. Sob o título “As catecolaminas promovem a expressão de genes de virulência e de estresse oxidativo em Porphyromonas gingivalis”, o artigo tem como proposta mostrar que o estresse tem sido identificado como um importante fator de risco para o desenvolvimento de muitas doenças infecciosas, incluindo a periodontite.

O estudo faz um alerta sobre a Porphyromonas gingivalis, uma bactéria anaeróbia oral, gram-negativa, considerada um importante patógeno na periodontite crônica. Os microrganismos, incluindo P.  gingivalis, que participam de doenças infecciosas, têm sido mostrados para responder às catecolaminas libertadas durante os processos de estresse, modificando o seu crescimento e virulência. Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar os efeitos da adrenalina e noradrenalina sobre o crescimento, a susceptibilidade antimicrobiana e expressão gênica em P.  gingivalis.

O estudo produzido por Patrícia Souza Closs concluiu que a adrenalina e a noradrenalina podem induzir mudanças na expressão gênica relacionadas a estresse e fatores de virulência oxidativo em P.  gingivalis. “O presente estudo é, em parte, um passo para a compreensão das interações estresse de patógenos que podem ocorrer na doença periodontal”, informou a docente. A defesa de Doutorado de Patrícia Closs será no dia 14 de dezembro, na Unitau.