Docente se prepara para defender tese de Doutorado na USP

A Professora Mestre Ana Paula Rubira, coordenadora do Departamento de Fisioterapia da Faculdade São Lucas, se prepara para defender tese de doutorado em Ciências da Reabilitação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). A tese a ser defendida na USP pela docente Ana Paula Rubira será baseada em estudo realizado no Laboratório de Pesquisas da Clínica de Fisioterapia da Faculdade São Lucas, intitulado “O efeito do laser e do ultrassom pulsátio e contínuo em portadores de lombalgia crônica não específica: ensaio clínico randomizado”.

Os ensaios clínicos controlados randomizados constituem um dos principais avanços científicos entre os métodos de pesquisa, muito usados como padrão de referência dos métodos de pesquisa em epidemiologia, sendo a melhor fonte de evidência científica disponível e a melhor fonte de determinação da eficácia de uma intervenção. Trata-se de um estudo prospectivo que compara o efeito e valor de uma intervenção (profilática ou terapêutica) com controles em seres humanos.  

O estudo que dá embasamento à tese de doutorado da professora Ana Paula Rubira é um trabalho relevante porque não existe outro igual comparando os efeitos de três equipamentos ao mesmo tempo. “São equipamentos muito utilizados pela fisioterapia, mas ainda pouco testados em pesquisas e, quando testados, normalmente acompanham exercícios, o que deixa dúvidas sobre os seus reais efeitos”, explicou a docente. O estudo envolve mulheres com idade entre 18 e 40 anos com lombalgia crônica há mais de seis meses.