Docente do curso de Ciências Biológicas da Faculdade São Lucas tem artigo científico publicado em revista nacional
O Biólogo Saymon de Albuquerque, do laboratório de Zoologia da Faculdade São Lucas e docente do curso de Biologia da instituição, publicou um artigo intitulado "Richness, breeding environments and calling activity of the anurofauna of the lower moa river forest, State of Acre, Brazil" na Revista Brasileira de Zoologia.
O trabalho contou com a participação de pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO) e da Universidade Federal do Acre (UFAC). Analisar as riquezas de espécies de anuros (sapos, rãs e pererecas) em uma região no extremo oeste do estado do Acre e distribuir destes indivíduos em área de terra firme e inundáveis, foi os objetivos da pesquisa que também foi estudada a preferência por microhábitats e atividade de vocalização de machos de anuros na localidade.
A pesquisa foi corresponde ao trabalho de mestrado de um dos autores, que juntamente com os demais pesquisadores trabalharam intensamente durante um ano coletando dados dentro da floresta do Rio Môa, em Cruzeiro do Sul, estado do Acre.
Segundo o docente Saymon Albuquerque, que trabalha a mais de 10 anos com anfíbios e répteis, e desenvolveu sua pesquisa de mestrado na área, a escolha desta floresta se deu pela grande importância conservacionista daquela região, considerada com uma das de maior riqueza em biodiversidade da Amazônia. “Anfíbios são vertebrados importantíssimos no equilíbrio ecológico de florestas, além de algumas espécies poderem servir como termômetros de desequilíbrio ambiental, por serem sensíveis a mudanças causadas na floresta, principalmente o desflorestamento, e completa que a publicação destes dados fornece base para a compreensão do padrão de riqueza dos anfíbios da área, bem como servirá como dados para tomada de decisões conservacionistas.”, concluiu.