Docente da São Lucas destaca a expansão do mercado de trabalho do fisioterapeuta

A Fisioterapia registra crescimento constante no mercado de trabalho por conta da grande necessidade de prevenção de doenças e a busca na qualidade de vida da população mundial, sem contar o processo de reabilitação cada vez mais eficaz e técnico. De acordo com a professora Ana Paula Rubira, coordenadora do Departamento de Fisioterapia da Faculdade São Lucas, o mercado de trabalho para o Fisioterapeuta vem sendo ampliado a cada dia e absorvendo mais profissionais, sempre buscando a prevenção e o tratamento das mais diversas afecções e alterações que afetam a população, proporcionando conforto, qualidade de vida e desempenho mais aprimorado para as diversas áreas.

O Fisioterapeuta é o Profissional de Saúde, com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), à prescrição das condutas fisioterapêuticas, à sua ordenação e indução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço. “Atualmente o mercado de trabalho vem exigindo um profissional cada vez mais conhecedor das mudanças da vida cotidiana envolvendo sempre a saúde como principal meio de propagação do desenvolvimento humano aliado às tecnologias para uma melhor qualidade de vida da população”, destaca Ana Paula Rubira.

Em termos de trabalho, o profissional Fisioterapeuta pode atuar nas áreas de Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia em Saúde Coletiva, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia Ocupacional, Fisioterapia Respiratória e UTI, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Fisioterapia em Oncologia, Fisioterapia na Saúde da Mulher, Fisioterapia na Saúde do Idoso, Fisioterapia Domiciliar (home care) e Fisioterapia Reumatológica, Programa de Saúde da Família, Fisioterpaia em Hanseníase, Fisioterapia na Unidade de Queimados, Pesquisa, Consultorias, Administração de serviços de Fisioterapia, Acupuntura, Osteopatia, Perícia Judicial, Docência (nível Superior), forças armadas. O Fisioterapeuta pode atuar em clínicas, consultórios, empresas públicas e privadas, hospitais, instituições de ensino, nas Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha), clubes esportivos, Instituições de Longa Permanência de Idosos e casas de repouso, creches, atendimentos domiciliares (home care), dentre outros.

 

Tratamento e prevenção

 

A Fisioterapia é o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões, cabendo ao fisioterapeuta prevenir, diagnosticar e tratar disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Para isso, usa métodos e técnicas com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. “O fisioterapeuta faz tratamentos à base de água, calor, frio, aparelhos especiais, exercícios, dentre outros, além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental, podendo atuar em clubes esportivos, hospitais, centros de reabilitação e em clínicas de fisioterapia e ortopedia”, enfatiza a docente, acrescentando que em empresas o fisioterapeuta trabalha com a prevenção de acidentes de trabalho e com a correção postural dos funcionários. “Em escolas, corrige e orienta a postura de crianças, jovens e adultos”, complementa.