Docente da São Lucas coordena mesa redonda em encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia

 

O professor Walace Soares de Oliveira, da Faculdade São Lucas, participa do 3º Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia que será realizado de 26 a 28 deste mês, em Manaus, no campus da Universidade Federal do Amazonas. Walace Oliveira vai coordenar Mesa Especial, no dia 27, sobre o tema “Formação de Professores de Sociologia para a Educação Básica: experiência de criação de metodologias e conteúdos nos PIBIDs”. O encontro pretende reunir estudantes e docentes da graduação e da pós-graduação e profissionais da área da sociologia, de instituições púbicas e privadas, com o objetivo de promover o intercâmbio entre os pesquisadores brasileiros, destacando a importância da troca de idéias e do encontro do conhecimento sociológico produzido na Amazônia e nas diversas regiões brasileiras.

 

De acordo com avaliação do professor Walace Oliveira, a sociedade atual se transforma a todo instante e compreendê-la se faz necessário. “Na verdade é uma habilidade e competência poder observar o mundo que se apresenta a nós, cuja leitura está ligada diretamente a reflexões que são do campo da sociologia. Por isso, refletir o papel da disciplina e da formação dos professores de sociologia que ministram aulas para essa nova geração e buscam prepará-los para ser não somente profissionais das suas graduações, mas despertá-los a refletir a sua condição de que, não importando a sua profissão, são cidadãos, e que a sua participação na sociedade é de suma importância e compreender os mecanismos da sociedade e como ela se apresenta é saber ler e interpretar essa sociedade e suas diferenças”, destaca o docente da Faculdade São Lucas.

 

Com o tema “Amazônia e Sociologia: fronteiras do século XXI”, o 3º Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia constitui um momento importante para discutir o lugar e o papel das Ciências Sociais na Amazônia em vários âmbitos. Trata-se, na verdade, de exercitar a reflexividade das Ciências Sociais tomando o desenvolvimento teórico, institucional e disciplinar da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política como domínios específicos de conhecimento organizado, seja nas redes de ensino e pesquisa da Amazônia da graduação e pós-graduação, seja na inteligibilidade das sociedades amazônicas em sua dinâmica, estrutura e processos sociais contemporâneos. As Ciências Sociais na Amazônia são desafiadas a pensar a organização, a mudança, a estrutura, os processos e as relações da região entre si com suas unidades territoriais e políticas, e com Brasil e o mundo.