Docente da São Lucas conclui Mestrado na UnB
Com a dissertação sobre o tema “Resultados do Programa de Triagem Auditiva Neonatal do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro de Porto Velho - Rondônia” , a fonoaudióloga Virgínia Braz da Silva, docente do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas, concluiu Mestrado em Ciências da Saúde na Universidade de Brasília (UnB), tendo como orientador o Dr. Carlos Augusto Costa Pires de Oliveira e como co-orientador o Dr. André Luiz Lopes Sampaio.
A dissertação destaca que apesar dos poucos dados disponíveis sobre a prevalência e os determinantes da perda auditiva infantil alguns estudos nacionais apontam as causas ambientais e multifatoriais como os principais fatores etiológicos da perda auditiva em crianças. “Nosso país, devido à sua extensão territorial, possui regiões com características distintas entre si, o que resulta em perfis de saúde também distintos”, acentua a nova mestra da FSL.
De acordo com Virgínia Braz da Silva, os programas de Triagem Auditiva Neonatal, além de identificar precocemente a perda auditiva, podem proporcionar, por meio da divulgação dos seus resultados, o conhecimento do perfil epidemiológico da perda auditiva infantil em cada região do país, favorecendo a elaboração de políticas públicas específicas. “Além desse fato, a análise e divulgação dos resultados podem fornecer pistas importantes para adequação do próprio programa no sentido de atingir maior eficiência, bem como subsidiar a implantação de novos serviços”, acrescenta.
O trabalho tema da dissertação apresentada pela docente tem como objetivo caracterizar os resultados do programa de triagem auditiva neonatal Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, e relacionar aos aspectos demográficos, socioeconômicos e condições de saúde materna, concluindo que a prevalência de falha na triagem auditiva em recém-nascidos do hospital é de 8,9% e de encaminhamento para diagnóstico de 4,7%. A perda auditiva foi identificada em 1,1%, está associada ao sexo e a permanência do recém-nascido na unidade neonatal. Tendo a pesquisa como uma de suas propostas de ensino, Virgínia antecipa que agora começa a focar o Doutorado.