Dia do Administrador: Entrevista com o administrador Marcelo Augusto Mendes Barbosa
Hoje o Centro Universitário São Lucas traz uma entrevista com o professor Marcelo Augusto Mendes Barbosa um administrador que obtém sucesso em sua carreira. Neste bate-papo, o professor aborda assuntos consistente e muito relevante sobre a profissão de administração.
O Professor Marcelo Augusto é graduado em Administração no Centro Universitário São Lucas (2003) é especialista em Metodologia do Ensino Superior (2005), em Gestão Empresarial Estratégica na EDUCON (2006), Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2011). É Servidor Público Estatutário - IPAM - Instituto de Previdência e Assistência Servidores (1994). Hoje é coordenador do curso de Administração e Professor titular do Centro Universitário São Lucas. Recentemente graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo (2013). Atua na área de Administração, com ênfase em Planejamento Empresarial, Responsabilidade Social, Gestão da Informação, Métodos e Técnicas de Pesquisa.
Aproveite essa oportunidade e desfrute das experiências e curiosidades aqui colocadas nesta entrevista.
UNISL: Porque escolheu Administração de Empresas?
Administrador: Escolhi a profissão em por perceber que o administrador era uma profissional que o mercado precisava muito, o que relacionou a minha necessidade de ascender profissional.
Hoje vejo que a escolha foi muito mais que ascender profissionalmente, isso passou a ser consequência daquilo que fiz e venho fazendo para além de melhorar minha condição de vida, mas, melhorar as das pessoas.
UNISL: O senhor tem alguma história curiosa nesses anos de profissão?
Administrador: Enquanto Administrador muitas são as histórias nesses 13 anos de formado e atuando ora como administrador, ora como ajudante na formação de novos administradores. A história mais curiosa que tenho para relatar não e trata enquanto ato de administrar algo, mas em perceber que a administração é muito mais que somente gerar resultados a uma empresa com fins lucrativos, a situação ocorreu com um colega de mestrado que me relatava que sempre ia em tribos indígenas comprar belas peças de artesanato produzidas pelos índios, esse era o negócio desse colega e foi ai que a coisa aconteceu, quando ele me disse que os índios lhe pediam um valor irrelevante pelas suas peças de artesanato ele sempre pegava 3 vezes mais. Isso me deixou intrigado pois pensei se ele pagasse o que os índios queriam ele venderia e teria mais lucro, e ao indagar isso ao colega ele disse: Marcelo a administração que você aprendeu vê isso, precisamos ver além disso, eu ganho o dinheiro justo pela preço justo que pago, no passado as grandes corporações ganhavam em cima de processos ganha e perde, enquanto estiver fazendo isso sempre estarei ganhando e os índios ganhando. Bem, depois disso fiquei muito envergonhado e aprendi que a administração precisa acima de tudo ser justa com quem atua no processo da cadeia produtiva, a partir disso passei a pensar na administração como uma ciência social igualitária, mais justa para todos e assim tenho feito.
UNISL: Como professor, coordenador e administrador, que conselho o senho deixaria para os jovens estudantes para construirem uma excelente carreira profissional?
Administrador: Para ser um bom profissional de Administração devemos acima de tudo amar aquilo que fazermos, administrar nos dias atuais é lidar com pessoas, entender suas necessidades e tentar dentro do possível supri-las, sem que isso possa ser insustentável para as partes (empregador e empregado). O administrador deve considerar atender os objetivos organizacionais, quer seja ele de desenvolvimento ou crescimento, a empresa moderna requer administradores que saibam efetivamente lidar com todas as relações de interdependências dos ambientes internos e externos, devendo alocar os recursos de maneira criativa e sabia em prol da sustentabilidade organizacional. Para isso o aluno de administração deve acima de tudo estudar incessantemente, pois a empresa moderna inova constantemente, devendo para isso, buscar conhecimentos para seu desenvolvimento, em prol de uma sociedade que tanto anseia por melhorias em suas empresas quer sejam elas públicas e privadas.