Desembargador de Rondônia compôs mesa em defesa do TCC de acadêmicos de direito

Nesta segunda-feira (22), acadêmicos do curso de direito da Faculdade São Lucas apresentaram o trabalho de conclusão do curso na presença da banca examinadora composta pelo Desembargador Dr. Miguel Mônico Neto, Juiz da Vara da Família e professor da instituição Dr. Adolfo Theodoro e para o professor Dr. Honório Barbosa, presidente da mesa. Na oportunidade foram defendidos, avaliados e julgados três trabalhos. Após, analisar os critérios de julgamentos exigidos pela instituição a banca julgadora aprovou as acadêmicas Ingred Barbosa, com o tema “Internação involuntária e compulsória de dependentes tóxicos”; Loureane Barcé, tema “O princípio da razoável duração do habeas corpus” e Josyleide Silva dos Santos, tema “Direito da Família”.

 

Na ocasião o professor Honório destacou que esta é a primeira vez que um desembargador participa da banca de avaliadores na instituição. “Vejo muito salutar a participação do Dr. Miguel, isso só aumenta o nível dos trabalhos e a qualidade dos nossos acadêmicos transcende cada vez mais”, explicou o professor.

 

Para Miguel Mônico, as apresentações visam o aperfeiçoamento do profissional para o mercado de trabalho e para a futura aplicação do direito dentro de cada especialidade. “Percebo que as pesquisas foram muito bem elaboradas, os temas abordados são atuais e poderiam ser debatidos por muito tempo, uma vez que, são assuntos instigantes e de grande interesse de toda a sociedade”, avaliou o desembargador.

 

Para a acadêmica Ingred Barbosa, a partir da abordagem sobre a internação involuntária e compulsória do dependente de tóxico ficou clara a necessidade de maiores estudos e políticas públicas referentes aos conflitos existentes nesse setor. “Temos a necessidade do poder judiciário cobrar dos órgãos responsáveis uma solução para o problema”, salientou.     

 

“Esse trabalho contribui para que toda a sociedade conheça um pouco do trabalho do poder judiciário, demonstrando que apesar das demoras e inúmeros problemas conhecidos o órgão funciona e está sempre em busca de melhorias com acesso a justiça de forma transparente”, afirmou Loureane.

 

Dr. Adolfo destacou o processo pedagógico aplicado adequadamente para a conclusão do curso dentro do que foi proposto. “São trabalhos de grande contribuição para a sociedade, mas também para o próprio judiciário por se tratar de assuntos extremamente relevantes com amplo interesse social”, finalizou.