Curso de Nutrição da São Lucas é destaque em reunião da CASOTECA da RedeNutri na UNB

Instituições de ensino em Nutrição públicas e privadas do país foram convidadas para apresentar suas experiências na oficina de trabalho na reunião da CASOTECA promovida pelo Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN) em parceria com Universidade de Brasília, Organização Panamericana de Saúde e a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, do qual a RedeNutri faz parte.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Nutrição da Faculdade São Lucas, professora Juliana Closs, o objetivo é aprofundar as trocas de experiências na formação do nutricionista para atuar no SUS, destacando temas como integração ensino-serviço que proporcione a inserção precoce da prática nos cursos; a integração de conhecimento entre diferentes áreas, do ensino a atividades de extensão e pesquisa e a adoção de estratégias ativas de ensino.

A Faculdade São Lucas foi a única representante da região Norte que se fez presente na reunião e apresentou o caso didático intitulado: "A Abordagem Interdisciplinar e Problematizadora para o Desenvolvimento da Prática Crítico-Reflexiva" que relata a experiência exitosa do Projeto Pedagógico do Curso praticado desde 2010 pela instituição. “Para nós é uma honra sermos modelo de experiência inovadora e de sucesso na formação profissional”, afirmou a professora Juliana.

A CASOTECA é a reunião de casos didáticos sobre diferentes temas ligados à implementações das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde. As discussões fornecem subsídios para a formação de experiências que comporá a segunda fase da CASOTECA da RedeNutri. Como desdobramento da oficina, a equipe da RedeNutri após análise dos projetos pedagógicos dos cursos, elaborou os casos didáticos que estão sendo apresentados na CASOTECA no site institucional, o qual o curso da São Lucas foi destaque.